segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pela primeira vez Yolanda realiza o Coopersuíço


A organização da décima Taça Coagru de Futebol Suíço implantou neste ano uma inovação. O Distrito de Yolanda foi incluído como local de competição na fase regional, como acontece nas localidades onde estão os principais entrepostos da cooperativa. A competição aconteceu domingo e teve a participação de cinco equipes, que se enfrentaram em uma chave única. Os times desta fase regional foram o São José, Estrada Cibeli, São Lázaro, Yolanda e Yolanda B.
A primeira partida teve inicio por volta das 9:30, entre as equipes São José e Estrada Cibeli, com vitória desta pelo placar de um tento. Logo depois aconteceu a partida entre as equipes São Lázaro e Yolanda B, onde houve vitória de Yolanda B que marcou três gols, contra nenhum da São Lázaro. Na partida seguinte a equipe Yolanda marcou três gols sobre a representação da comunidade São José.
Na abertura oficial, que contou com a presença de diretores e conselheiros da Coagru, bem como lideranças políticas, um detalhe ganhou destaque: a realização daquela fase regional coincidia com o aniversário de morte de Osvaldo Angelossi, que foi gerente do entreposto e figura de destaque nas atividades da cooperativa, tanto que o campo recebeu seu nome como homenagem pelos trabalhos prestados.
Na classificação final a equipe Yolanda ficou com o primeiro lugar, seguida da Estrada Cibeli e São Lazaro. O artilheiro da competição foi Edirley Soares Miranda (Yolanda), com quatro gols, sendo também da equipe Yolanda o goleiro menos vazado, o Paulo José Miranda, que sofreu apenas dois gols.
Ao todo foram 14 jogos, com 24 gols marcados. A equipe de arbitragem aplicou oito cartões amarelos, um cartão azul e dois cartões vermelhos. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Campina da Lagoa conquista certidões negativas




A administração da prefeita Célia Cabreira de Paula conseguiu em apenas cinco meses de mandato todas as certidões do município. Essas certidões habilitam à captação de recursos Federais e Estaduais. Essa foi mais uma meta cumprida pela prefeita em apenas 150 dias de Gestão. O objetivo foi alcançado e Campina da Lagoa conta com as tão sonhadas Certidões.Uma delas é o Certificado de regularidade Previdenciária (CRP). Do Tesouro Nacional vieram as informações de Regularidade do Siafi. Do Tribunal de Contas do Estado do Paraná o município recebeu a Certidão Liberatória. Do Ministério da Fazenda obteve Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros. Também do Ministério da Fazenda veio a Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União. (FOTO: JANETE SOUZA)

Primeiro Agente Credenciado Sicredi em Ubiratã


A tecnologia vem auxiliando o trabalho da Sicredi em Ubiratã e municípios vizinhos. Os associados contam com os serviços do Cartão Múltiplo e do Agente Credenciado. Só na cidade, quinze estabelecimentos comerciais recebem o pagamento de contas via cartão e uma empresa está cadastrada como Agente Credenciado. “Se tornar um agente credenciado Sicredi, significa oferecer maior conforto, comodidade e segurança para os nossos clientes”, diz o empresário Rogério Gomes da Silva da Farmacenter, primeiro agente credenciado Sicredi no município.
Os Correspondentes Cooperativos do Sicredi são estabelecimentos comerciais, tais como farmácias, mercados, lojas de material de construção e outros habilitados a prestar alguns dos serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito através de convênio firmado com as mesmas. “Uma vantagem direta ao associado é a possibilidade de fazer pagamentos fora do horário de atendimento normal da unidade, por exemplo, entre 8h e 18h30”, comenta o gerente de unidade, Amarildo Antonio Agnolin.
O agente credenciado recebe fichas de compensação (bloquetos do Sicredi e outras instituições financeiras), contas: de água, luz e telefone (faturas a vencer).No registro, o empresário Rogério Gomes e o gerente Amarildo Agnolin: “Parceria entre empresa e cooperativa resulta no primeiro agente credenciado Sicredi”. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Alunos desenvolvem conscientização contra tabagismo


Estudantes da 5ª serie do Colégio Estadual de Campina da Lagoa estão fazendo uma pesquisa sobre tabagismo nos locais de trabalho dos adultos. Na primeira visita escolheram a prefeitura para fazer uma coleta de informações sobre como os adultos começaram a fumar e se eles sabem dos males que o fumo causa à saúde.
A iniciativa partiu da professora Maria da Gloria. “Precisamos informar essas crianças sobre o mal que o fumo faz, para que tenhamos mais proximidade sobre o tema. Estamos visitando alguns locais de trabalho, assim elas podem tirar suas dúvidas e pensarem bem antes de querer experimentar essa droga”, comentou a idealizadora do trabalho. “A escola é a base mais comum para desenvolver ações de prevenção do tabagismo”, afirma a professora.Só no Brasil, a cada ano, o tabagismo mata 200 mil pessoas. Além disso, o fumo pode causar 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Para ter idéia, estima-se que 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) sejam provocadas pelo tabagismo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA. (FOTO: JANETE SOUZA)

Nova Cantu realiza 11º Coopertruco


Na sexta-feira (22), foi realizado na Arcapu de Nova Cantu mais uma Fase Regional do Coopertruco Coagru. Treze duplas se classificaram, e, em setembro, estarão disputando a Fase Final em Ubiratã. Foram 44 duplas inscritas e todas compareceram.
A disputa pelo primeiro lugar foi decidida pelas duplas Cláudio Lang Amamm/Aparecida Amamm (esposa) e José Martinelli/José Maurílio Martinelli (filho). Pai e filho foram os campeões. Durante a competição, houve uma pausa para que todos pudessem saborear uma quirelada. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Sindicato Patronal também participa do Dia do Desafio


Nesta quarta-feira (27) o Sindicato Patronal de Ubiratã também esteve participando da campanha do Dia do Desafio. Durante o curso de Cargas Perigosas, que foi começou na segunda, 25, e se estendeu até a sexta, 29, vários assuntos foram abordados, inclusive o Dia do Desafio. Com a permissão do Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat, Jurandir Pedro Hartmann, da cidade de Cascavel, os alunos do curso foram liberados por alguns minutos para que os mesmo fizessem atividades físicas participando do Dia do Desafio.
Com a presença de 25 participantes o curso Mopp tem como objetivo perceber a importância da condução de veículos de cargas perigosas com eficácia, responsabilidade e segurança. O curso de 40 horas obteve parte teórica e parte prática, sendo que a parte prática foi realizada nos fundos da sede do Sindicato para melhor aperfeiçoamento dos participantes.
Vale lembrar que após 40 dias os participantes receberão uma Carteira de Habilitação onde todos vão acrescentar mais item importante em seu currículo. Além deste curso foi realizado o curso de derivado de milho, com a instrutora do Senar, Ethiene Serrano Alves, em parceira com a secretaria da Ação Social.Outros assuntos – O Sindicato Patronal está mobilizando agricultores para participar de um evento em Campo Mourão, no dia 06 de junho, onde serão tratados assuntos relevantes aos agricultores. O evento contará com a presença da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacionaçl da Agricultura (CNA) e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguetti. O Sindicato pede para os interessados inscrever o nome o quanto antes, pois as vagas são limitadas. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Dia do Desafio teve participação da Academia Paz


O Dia do Desafio, acontecida na quarta-feira, 27, contou com a participação de integrantes da Academia Paz, de Ubiratã. A proposta deste dia é que as pessoas dedicassem pelo menos quinze minutos do tempo para praticar alguma atividade.
A convite do secretario Nicanor Kimura a equipe da Academia Paz contribui com as atividades aplicando exercícios. “E como sempre foi um sucesso”, comemorou o professor Bruno Paz, que fez questão de agradecer à equipe da empresa Impacto Modas, que colaborou com a academia.“Vamos praticar exercícios seja ele qual for, o que importa é não ficar parado”, orienta o professor. Ele atenta para o fato de que na atualidade a melhor forma de ter uma vida sadia e com longa duração é praticando exercícios físicos regularmente. “Nosso corpo é uma máquina extraordinária, mas para que sempre esteja em boas condições precisamos ter cuidados com ela. E um dos melhores cuidados é a prevenção, porque ainda não podemos chega no médico e falar assim: ‘Será que teria como o senhor trocar meu joelho?’”. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ubiratanense se destaca em prova do laço


Depois de conquistar uma moto na Expobira 2009 como campeão na prova do laço, o jovem ubiratanense Vinicius Nascimento Pereira realizou mais uma proeza. No final de semana ele conquistou mais uma moto com a mesma categoria, desta feita disputando na cidade de Mariluz. Vinicius é patrocinado pela empresa Ubiaves, especializada em equipamentos para aviários e representante da multinacional israelense Plasson.
Vinicius conta que começou a participar de competições somente neste ano, mas já vem praticando desde bem novo, principalmente acompanhando seu pai. A primeira moto que conquistou em provas foi na cidade de Tuneiras do Oeste, seguida pela da Expobira, sendo que prêmios inferiores já conquistou vários.Neste final de semana Vinicius estará participando de mais um evento, desta feita na região de Maringá, e sua expectativa é de conquistar mais uma moto, uma vez que nesta competição serão colocadas cinco motos na premiação. No registro, Vinicius e o representante comercial da Ubiaves, Marciano Rinaldi, ao lado da moto. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Canteiros centrais recebem novas flores


Mudanças na temperatura exigem que as flores sejam trocadas de acordo com o clima. Na semana passada a equipe de jardinagem da secretaria de Serviços Urbanos e Pavimentação de Ubiratã intensificou a retirada e o plantio das espécies existentes nos canteiros centrais. Petúnia, boca de leão e amor perfeito são as novas flores que vão dar o colorido para as ruas do município.
Entre os serviços realizados ainda estão a manutenção do gramado das calçadas nas avenida Nilza de Oliveira Pipino e Brasil. A secretaria deu atenção especial ao Jardim São Paulo na coleta de entulhos, as árvores de todas as avenidas foram podadas e agora estão trabalhando nas ruas. Começaram pela rua Duque de Caxias, seguiram para a Costa e Silva e um cronograma foi elaborado para atender toda a cidade.Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Pavimentação, João Ribeiro, todas as ações acontecem periodicamente. “Faz parte de nossas atividades zelar pela limpeza e organização das vias públicas. Mantemos o que realizávamos e estamos buscando meios de modernizar o que é necessário”, explica. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Eventos são citados por vereadores na tribuna


Ao fazer uso da tribuna os vereadores fizeram questão de registrar os principais eventos transcorridos principalmente no final de semana no município. O almoço acontecido na comunidade Jandaia, a realização do Coopersuiço e Coopertruco no Distrito de Yolanda e a participação de Ubiratã no Dia do Desafio com 21 horas de atividades foram os que mais se destacaram. Alguns vereadores ainda registraram a despedida do pastor Clodoaldo Reis Azarias, da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, que será transferido para a cidade de Campo Mourão com mudança a acontecer nas próximas semanas. A inauguração oficial do anfiteatro do Colégio Estadual Carlos Gomes, a acontecer na tarde deste domingo também mereceu registro.
Aparecido Paula da Silva justificou sua ausência na sessão anterior, pois se encontra em Curitiba, onde em companhia do prefeito Fábio de Oliveira D’Alécio participou de evento envolvendo gestores públicos. Ele explicou que na sede do Detran foi solicitada a ampliação das instalações da 37ª Ciretran e a construção de pista própria para os testes dos motoristas.
Rosa Francisca Camillo abordou problemas vividos pelo prédio onde funcionam a escola municipal Furusato Tomio e a escola estadual Cecília Meireles, devido à falta de cobertura do palco e pediu providências urgentes. Sandra Fátima Tosi Trevilin citou que dois ubiratanenses estavam em Brasília, onde participavam de um evento de produtores familiares conhecido como Grito da Terra.Antes de finalizar a sessão o presidente Haroldo Fernandes Duarte citou ato do Governo Federal, que baixou uma resolução o concedendo benefícios a famílias de agricultores que tiveram prejuízos nas lavouras com enchentes ou estiagens. O vereador destacou a importância de o prefeito de Ubiratã ter decretado Estado de Emergência, o que facilitará a chegada dos benefícios concedidos pelo Governo Federal principalmente para os pequenos produtores. O município, segundo vereador, ainda não está sendo beneficiado porque falta a sanção do governador Roberto Requião, confirmando que a região foi prejudicada pela estiagem, fato que deve acontecer dentro em muito breve. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Itapuã volta a ser debatido em sessão da Câmara


O Edifício Itapuã, situado no centro de Ubiratã e cuja construção está paralisada há décadas, voltou a ser assunto entre os vereadores. O vereador Marciano Rinaldi, também conhecido como Jesus, propôs que a Câmara convide formalmente os proprietários do edifício a comparecer em reunião a ser definida no mês de junho, para fornecer explicações sobre o andamento do projeto. Há alguns meses um empresário jurandense anunciou que havia adquirido boa parte das cotas dos proprietários e que daria continuidade na construção, mas praticamente nada foi feito no local.
A sugestão do vereador Jesus foi levada à Ordem do Dia e recebeu aprovação unânime do Legislativo, considerando a ausência do vereador Luiz Cunha. Jesus explicou que há um empresário interessado em adquirir o terreno para implantar um novo projeto, mas para isto os proprietários do edifício inacabado teriam de dar uma definição, se vão realmente concluir a obra ou se dispõem a vender o terreno para a demolição do esqueleto.
Ao longo de muitos anos o Edifício Itapuã tem gerado as mais controversas discussões, ora com promessas dos proprietários de que a obra será finalizada, ora com a manifestação de políticos e munícipes pela demolição. Enquanto não surge uma definição o esqueleto continua a ser uma imagem negativa em plena área central da cidade, sendo ainda usado como ponto de consumo de drogas, segundo manifestações da vizinhança. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Campina participam do dia mundial do Desafio


Apesar do tempo chuvoso os munícipes de Campina da Lagoa não deixaram de participar na quarta feira (27) do Dia do Desafio. O município concorreu com a cidade de Parramos, da Guatemala. O evento é organizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), juntamente com a secretaria de Esporte e colaboradores de cada município. O desafio foi incentivar a prática de exercícios físicos, entre cidades brasileiras e de outros países.
O Dia do Desafio é conhecido mundialmente e a meta dos organizadores é inserir atividade física no cotidiano dos campinalagoanos a fim de melhorar sua qualidade de vida. Nesse Dia do Desafio professores e estudantes de educação física percorreram a cidade incentivando as pessoas a se exercitarem. Segundo o secretário de Esporte, Jéferson Luis, a tarefa era mobilizar o maior número de participantes em torno da idéia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva. O secretário Jeferson, juntamente com os funcionários do departamento de Esporte, organizou esse dia de atividade física no município.“Para nós de Campina da Lagoa, esse dia é mais que um desafio, é uma grande satisfação organizar juntamente com os meus colaborados esse evento, já que há muito tempo os nossos jovens estavam sem incentivo para iniciar qualquer atividade esportiva. O desafio não começou agora, estamos incentivando os mesmos desde o inicio do ano a participar das atividades de esporte e lazer do nosso município e hoje estamos aqui nesse dia do desafio que é um evento mundialmente conhecido e temos essa grande oportunidade de estar participando pela primeira vez”, finaliza Jeferson. (FOTO: JANETE SOUZA)

“Da rua para o esporte” poderá entrar em Ubiratã


Um projeto que há vários anos está em prática na cidade de Goioerê poderá ser implantado também na cidade de Ubiratã. Esta pelo menos é a vontade de seu coordenador, Carlos Pires Nunes. Ele esteve recentemente em Ubiratã divulgando o trabalho que está sendo realizado e espera que haja em Ubiratã pessoas que se interessem em copiar o projeto para ser desenvolvido com adolescentes ubiratanenses, com apoio tanto do poder público quanto do empresariado. Em visita ao apresentador Jabuti Faceiro Carlos falou sobre seu trabalho e ainda presenteou o apresentador com uma camiseta do projeto.
O projeto existe em Goioerê há doze anos e trabalha com adolescentes em situação de risco social, principalmente as que moram nos seis bairros onde há famílias com poder aquisitivo inferior. Uma das exigências para ser beneficiado pelo projeto é que o adolescente freqüente regularmente a escola e para isto tem parceria com uma livraria da cidade, que fornece todo o material escolar dos alunos envolvidos.
Como fruto do trabalho desenvolvido naquela cidade, vários meninos estão se destacando no esporte amador e profissional. Diversos alunos beneficiados pelo projeto atuaram na fase regional dos Jogos Colegiais recentemente acontecidos. Outros participam da equipe da cidade que disputa o Campeonato Amador 2009, além de outros que estão em times como o Maringá e o Umuarama.Carlos conta que no mandato anterior o projeto não contou com o apoio do poder público goioerense, mas nos demais sempre houve esta ajuda. Atualmente são mais de 60 adolescentes atendidos pelo projeto. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Copa Genial definiu campeões do infantil e sênior


A tarde de sábado, 23, foi marcada pelas finais da 3ª Copa Genial Móveis de futebol. As equipes infantil e sênior entraram em campo pela disputa do 1º lugar. As partidas foram realizadas no Estádio “Claudinão” a partir das 14 horas.
No primeiro tempo as equipes infantis, Pé de Galinha e Três Placas, ficaram no 1 a 1. No minutos iniciais do segundo tempo o jogador de Três Placas, Diego, que já tinha dois cartões amarelo foi expulso ao tentar pegar a bola com as mãos. Mesmo com um jogador a menos, Três Placas fez o segundo gol marcado por Paulinho de escanteio. Faltando 50 segundos para o término da disputa, Maycon fez mais um para o time. Assim, Três Placas finalizou em 3 a 1, sagrando-se campeão.
Contra a equipe da Arcapu, o Pé de Galinha também disputou o prêmio principal pelo sênior. O jogo teve início às 15h30, e o primeiro tempo ficou em 2 a 1 para Arcapu. O espírito esportivo foi destaque e deu equilíbrio a partida. No entanto, o time que já estava com a vantagem de um gol marcou mais dois. O embate ficou em 4 a 1 para Arcapu.
O secretário do Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, destaca que mais uma vez a parceria entre administração municipal e empresa foi sucesso. “Seria inviável a realização de competições se não contássemos com a parceria da comunidade. Encerramos mais um campeonato com um saldo positivo e com o exemplo dos atletas numa final tranquila em que prevaleceu o respeito”, afirma.
Durante a premiação estiveram presentes o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, o gerente da Genial Móveis, Geraldo José, os vereadores, Aparecido Paula “Cidão” e Sebastião Osmar Beraldo, o assessor da Saúde, Edmund Behrend, o empresário, Cilico, e o agricultor, Maurinho Rosseto.
Prêmios – Todas as equipes classificadas até o 3º lugar ganharam troféu e medalha. No sênior ainda teve premiação em dinheiro: R$ 1 mil (1º), R$ 500 (2º) e R$ 300 (3º). No máster o 1º lugar faturou R$ 600, o 2º R$ 400 e o 3º R$ 200. Veja a classificação final dos participantes da Copa Genial:
Infantil = 1º: Três Placas; 2º: Pé de Galinha; 3º: São João.
Sênior = 1º: Arcapu; 2º: Pé de Galinha; 3º: São Roque.
Máster = 1º: Arcapu; 2º: São João; 3º: Loteamento TropicalNo registro, a equipe da comunidade Três Placas, campeã da categoria Infantil. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Vereadores aprovam aquisição de maquinários


No dia 18 de maio, na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina da Lagoa, foi apresentado o Projeto 024/2009, pelo Poder Executivo, para aquisição de uma motoniveladora e uma pá-carregadeira, autorizando a contratar com a Agência de Fomento do Paraná S.A, operações de crédito até o limite de seiscentos e cinqüenta e nove mil e seiscentos e cinqüenta reais. Os vereadores entenderam que por se tratar de equipamentos de suma importante para a recuperação e manutenção das estradas rurais do município, pois a longa data o município não conseguia crédito para aquisição dos mesmos.O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Da sessão participaram o presidente Rodinei Nunes do Prado, o vice-presidente Josias Ferreira Vieira, o primeiro secretário Rafael Albuquerque Campos, o segundo secretário Sergio Antonio Ramos, Célio Antonio Bueno, José Antonio dos Santos, Mozart Antonio Pereira, Marcio Fernando Calderari e Marcio Jean dos Santos. Todos votaram a favor da compra desses maquinários. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Sericicultores de Altamira do Paraná recebem calcário


Os sericicultores de Altamira do Paraná estão sendo beneficiados com o recebimento de calcário, para a correção do solo onde cultivam as amoreiras, planta que serve como alimento para as larvas do bicho da seda.
Este calcário está sendo repassado pelo Governo do Estado, sendo que o município foi contemplado com 172 toneladas, que serão repassadas para aproximadamente 55 produtores. O calcário é muito importante para equilibrar o pH do solo e fornecer cálcio e magnésio para a cultura, elevando assim a quantidade da folhagem em um tempo menor e também melhorando a sua qualidade.
O prefeito João Paulo de Castro Klipe comentou sobre a importância de estar incentivando esta atividade no município. “Além de gerar emprego no meio rural, com o aumento da renda dos produtores, a sericicultura também movimenta o comercio da cidade”, frisou o prefeito. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Campina da Lagoa protege nascentes


A unidade local da Emater de Campina da Lagoa, representada pelo técnico Jairo Martins Quadros, promoveu um dia de campo sobre proteção de nascentes e minas. A demonstração teve o apoio da prefeitura do município e aconteceu na propriedade de Sebastião Freire, na comunidade Água do Encontro. O evento contou com a participação de 35 produtores do Distrito de Sales de Oliveira e teve a presença do vice-prefeito e secretario da Agricultura, Saulo Silveira, o presidente da Câmara Municipal, Rodinei Prado, os vereadores Rafael do Tino, Sergio Ramos, Zezinho da Vila, Célio Bueno e Mozart Pereira, o chefe de Gabinete, Omar Araújo. As atividades tiveram a presença de técnicos da Emater de Campina da Lagoa, Mamborê, Luziania, Campo Mourão, Cafelândia.
Jairo Martins fez a abertura das atividades ressaltando a importância do apoio e parceria de todos na realização do evento e a importância da preservação de nascentes e minas para a manutenção da qualidade da água nas propriedades rurais. O técnico Altair Jade, da Emater de Cafelândia, convidado para realizar a parte prática de proteção de minas, citou pontos importantes sobre reserva legal e mata ciliar.
Avaliando o acontecimento o presidente da Câmara e os vereadores campinalagoanos foram unânimes em ressaltar o bom trabalho realizado pela Emater e a secretaria da Agricultura de Campina da Lagoa. Na oportunidade anunciaram apoio do Poder Legislativo para transformar aquele evento em um programa municipal de proteção de nascente e minas. Após a parte teórica deu-se inicio a parte prática de proteção de mina, que foi de aproximadamente três horas de atividades, incluindo a limpeza, preparo, lacre, desinfecção e plantio de árvores nativas. (FOTO: JANETE SOUZA)

Empresário promove evento para resgatar a cavalgada


Diversos cavaleiros e algumas amazonas participaram de uma cavalgada na manhã de domingo. Resgatando uma tradição que estava meio esquecida em Ubiratã, mas que é muito praticada em municípios da vizinhança, o grupo fez o trajeto entre o parque da Sociedade Rural e a sede da comunidade rural São Lázaro, na região do Distrito de Yolanda. Representantes de doze municípios participaram do evento.
A concentração dos participantes começou logo cedo, mas a saída só aconteceu por volta de 10:30, porque a organização aguardou a chegada de equipes de municípios vizinhos. Enquanto aguardavam a chegada e todos os participantes alguns realizavam aquecimento com os animais ou demonstravam habilidades de doma, como o participante cujo cavalo obedece suas ordens e se deita com a cabeça no colo do domador.
A equipe saiu do parque da Sociedade Rural e seguiu pela avenida João Medeiros, ganhando a estrada na direção da Vila Rural, passando pela região da comunidade Carajá e se dirigindo para a São Lázaro. Ao todo foram 75 participantes, entre cavaleiros e amazonas, que no final da cavalgada tiveram a confraternização no salão comunitário, com almoço que reuniu cerca de 130 pessoas.
A cavalgada teve o apoio da Ouro Fino, empresa que trabalha com milho, produtos para a saúde animal e está ingressando no ramo de fertilizantes. O empresário Eugenio Albano, que mantém parceria com a empresa ubiratanense Produtiva, explicou que o apoio é uma forma de resgatar no município o hábito de fazer cavalgadas. “Este ano é apenas uma mostra do que pretendemos fazer”, comentou o empresário, animado com as perspectivas para as próximas cavalgadas. Ele citou que a empresa apóia outros eventos. “Inclusive as partir desta data estaremos patrocinando uma competidora aqui de Ubiratã”, anunciou.O empresário destacou as vantagens da estrutura e a agilidade das pessoas envolvidas na organização, através da parceria com a Comitiva 100 Miséria, de Ubiratã. A iniciativa é realizar em breve outro evento da mesma natureza, desta feita com a participação de número maior de cavaleiros e amazonas de toda a região. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

População aprova calçamento com pedras irregulares


Na Vila Recife faltam cinco quadras para concluir o assentamento das pedras irregulares. Já a estrada Caviúna está com cerca de 500 metros lineares prontos. Antes do término dos serviços a população nota os benefícios. O vendedor, José Nunes da Silva, mora na rua Mato Grosso e avalia o serviço realizado pela prefeitura. “A rua de casa ficou muito boa. As pedras estão bem assentadas e acho até que são melhores que asfalto. Em dias de chuva dependendo o carro nem conseguíamos sair, agora ficou bem tranquilo”, comenta.
Quem também aprova as obras é o agricultor, Osvaldo de Souza Carvalho “Gueu”. Morador da comunidade Três Placas por mais de 40 anos e usuário da estrada Caviúna salienta que vinha esperando o trabalho há tempos. “A obra chegou na hora exata. Sempre tivemos problemas quando não era a mata, era barranco e barro. Isso vai ser muito útil para todos”, aponta.
O agricultor acrescenta que muitas histórias aconteceram desde o período em que mora na região. Chegou a comentar das vezes que não saiam de casa e dos deslizes de carro. “Quando terminar vamos ter muito mais segurança”, completa.
Cronograma – A Recife começou a execução do trabalho primeiro. O projeto prevê o calçamento de 15 quadras e atende as ruas Marechal Cândido Rondon, Epitácio Pessoa, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul. Ao todo serão mais de 16 mil m² pavimentados com um orçamento de R$ 145 mil, liberados através do deputado federal, Hidekazu Takayama.
O secretário de Serviços Urbanos e Pavimentação, João Ribeiro, informa que apesar da maioria das quadras estarem com pedra ainda não foi feito o acabamento. “Uma equipe começou nos últimos dias o serviço de rejunte e compactação. Em até três meses devemos estar finalizando a obra”, afirma.
Devido aos diversos pontos que dá acesso, a estrada Caviúna apresenta grande importância para a agricultura local. O secretário de Viação e Serviços Rurais, Marcos Retamero, cita que pelo trecho é possível chegar na Colônia Santo Inácio, comunidade Três Placas, Santa Luzia, Curva da Onça, São José, estrada Irene, Rio Piquiri e até no distrito de Yolanda.A etapa em andamento contempla 13.800 m². O recurso de R$ 138 mil, foi conquistado em parceria com o deputado federal, Hermes “Frangão” Parcianello. O prazo para colocação das pedras é de seis meses e o prefeito, Fábio D’Alécio, comunica que uma segunda etapa já foi aprovada. “O projeto realizado pela secretaria de Obras já foi aprovado e estamos aguardando a liberação do dinheiro”, esclarece. O novo projeto corresponde a aproximadamente 1.800 metros lineares de pavimentação. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Coopersuíço em Nova Cantu


A segunda cidade a realizar a fase regional da 10ª Taça Coagru de Futebol Suíço foi Nova Cantu. As competições aconteceram sábado, 23, à tarde, no campo da Arcapu daquele entreposto, em duas chaves, envolvendo nove times. Na chave A estiveram os times Santo Rei, Água da Gruta, Água da Irara, Lagoa Azul e Comunidade 48. Na chave B, o Caratuva, Dito Ferreira, Rio do Peixe e Cantuzinho. Com isto a primeira partida foi entre as equipes Santo Rei e Água da Gruta, sendo que esta venceu pelo placar de 2x1. Em seguida teve a partida entre Caratuva versus Dito Ferreira, com placar de 3x0 para o Caratuva.Das nove equipes cantuenses, três se classificaram para representar o município na fase final do Coopersuiço em Ubiratã, sendo a Água da Irara (1º lugar), Água da Gruta e Caratuva. O artilheiro da competição foi Manoel H. Pozza Rodrigues (Água da Irara ), que assinalou cinco gols. Da mesma equipe foi o goleiro menos vazado, Odair Gomes Siqueira, que sofreu apenas um gol. Num total de 20 jogos foram marcados 34 gols e aplicados 18 cartões amarelos, quatro azuis e apenas um cartão vermelho. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

Ubiratã é tetracampeã no Dia do Desafio


Das cinco vezes que participou do Dia do Desafio, Ubiratã ganhou quatro. A última foi na edição deste ano que aconteceu na quarta-feira. Além de ser a primeira cidade do Paraná a iniciar a programação, também teve um diferencial que ficará marcado na história esportiva do município: 21 horas ininterruptas de atividade física.
Contando com a colaboração das escolas, empresas, funcionários públicos, profissionais de educação física e toda a comunidade ubiratanense, a secretaria de Esporte e Lazer conseguiu mais uma vez um resultado positivo. Dos 21.214 habitantes, 16.831 dedicaram pelo menos 15 minutos do dia para a prática de exercícios. O total foi de 79,34% participantes. A cidade concorrente, Encrucijada (Cuba) fez somente 31,09%.
O secretário de Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, comemora a conquista. “Encaramos o dia realmente como um desafio e conseguimos perceber o comprometimento da população”, alegra-se.
Programação – Às 23h30 da terça-feira, a Fanfarra Municipal já anunciava o início das atividades. Quando o relógio marcou 0 horas de quarta-feira, o secretário de Esporte abriu oficialmente a programação no Ginásio de Esportes Tomaz Izidro de Lima.
Os primeiros a participarem foram os secretários municipais, vereadores e cônjuges que jogaram basquete, futsal e queima. A partir deles as atividades continuaram com revezamento de atletas, alunos e comunidade. Além da concentração principal no ginásio, uma equipe de estudantes e profissionais de educação física visitaram empresas e coordenaram alongamentos com os funcionários.
Como não poderia ficar de fora o prefeito, Fábio D’Alécio, também contribuiu. No começo da noite de quarta-feira reuniu um grupo de aproximadamente 100 pessoas e percorreu toda a extensão da Avenida Botelho de Souza fazendo caminhada. “A qualidade de nossa vida é reflexo do que estamos habituados a fazer. Se praticarmos esporte, por exemplo, sabemos que nossas chances de ter uma vida saudável são maiores”, enfatiza.O Dia do Desafio além de estimular uma melhor qualidade de vida, também é uma competição internacional. Cidades do mesmo porte tentam envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. Nicanor comenta que no final foram 1260 minutos de exercícios físicos. (FOTO: DAYR DIAS NETO)

Carta aberta ao futuro prefeito de Ubiratã


Ubiratã vive um momento fantástico de sua história, talvez o mais brilhante deles. Apesar da crise financeira que passa o mundo, aumentada na região pela frustração de safras agrícolas, percebe-se na maioria da população um entusiasmo contagiante. Realmente estamos orgulhosos de nos dizermos ubiratanenses. Enquanto por aí existe o risco do vírus da gripe suína, aqui o contágio é positivo. O vírus é de orgulho por nosso chão.
A região fala de nossa cidade, hoje mais limpa, organizada, bonita e planejada. Planejamento fundamentado nas necessidades do município e com origem e destino de verbas já definidos. Isso nos dá a certeza de um futuro promissor.
Com tudo isso, pergunto: É justo, visando o futuro comando político da cidade ou por nos acharmos à margem dos acontecimentos ou até quem sabe por pensarmos que poderíamos estar tendo ganhos financeiros com tudo isso, criticar, denegrir, acusar sem provas pessoas e empresas que estão fazendo acontecer a história de Ubiratã? Uma comunidade precisa ter seus valores preservados e seus maiores valores são sua gente e suas empresas. A história desta gente e destas empresas.
Buscar o comando político de Ubiratã é hoje muito mais interessante do que já o foi. Nossa cidade agora se destaca como menina dos olhos da região. As inovações urbanas, estruturais e de geração de emprego que estão acontecendo, e que acontecerão, comprovam isso.
Existe um ditado gaúcho que diz: "Não vou matar meus avós para ficar de bem com os netos." Ele bem demonstra que os valores devem ser mantidos, defendidos e preservados. Para aonde queremos ir? Se é para a Ubiratã que imaginamos, não podemos nos dispersar, precisamos da união de todos. Não podemos aceitar a politicagem barata de dividir para conquistar. Precisamos estar atentos, pois, ao que fazem os políticos que querem assumir o destino de nossa cidade.O ubiratanense que deseja comandar Ubiratã precisa aparecer para somar. Precisa ter carisma e talento para conciliar os avós aos netos, os filhos aos pais. Tem que saber diminuir diferenças. Só o que assim procede está preparado para postular a liderança de nosso município, pois saberá defender os valores de nossa terra, preservando os valores de nossa gente. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vazio Sanitário da soja começa em junho


Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) cumprirá a Resolução 120/2007, que institui o Vazio Sanitário com duração de 15 de junho a 15 de setembro. A medida visa a conter a proliferação da Ferrugem Asiática, doença que causou prejuízos à sojicultura brasileira na ordem de R$ 3,8 bilhões na safra 2005/06.
Segundo a engenheira agrônoma Losani Perotti, do Departamento de Fiscalização – Defis – da unidade da Seab de Goioerê, as medidas de prevenção são fundamentais para que os agricultores não tenham prejuízos e ainda reduzam a incidência de doenças na soja plantada na região.
Mas para que a medida tenha efeito, a agrônoma explica que é preciso que todos os agricultores façam a sua parte. “O Vazio Sanitário é o período em que é proibido cultivar soja ou deixar germinar plantas voluntariamente”, explica. Feito isso, será interrompido o ciclo de desenvolvimento do fungo causador da doença diminuindo desta forma os custos com tratamento de lavoura nas safras seguintes. “É aí que entra a importância do vazio sanitário”, destaca Losani, ressaltando que durante esse período de 90 dias o fungo não encontrará a soja para se hospedar.
Estima-se que na região da Comcam existam em torno de 8000 hectares de soja safrinha sendo cultivadas. Aquelas lavouras que não completarem o ciclo até 15 de junho deverão ser manejadas, ou seja, a partir desta data não devem existir plantas vivas de soja, caso contrário seus proprietários serão autuados.
Há uma preocupação ainda com a falta de cuidados no transporte e no manuseio da soja. Os grãos que caem durante estas operações germinam em pátios, margens de carreadores, estradas, rodovias, ferrovias. Estas plantas voluntárias constituem focos de desenvolvimento do fungo da ferrugem asiática.A agrônoma destaca ainda que o Defis está amparado pela legislação para fiscalizar o cumprimento das medidas estabelecidas para o Vazio Sanitário e que no caso de descumprimento os responsáveis serão penalizados com medidas que incluem desde advertência e multa até vedação ao crédito rural. (FOTO: ILUSTRAÇÃO / SECS)

Os mitos do eucalipto


A atividade de silvicultura pouco a pouco ganha espaço na região do Vale do Piquiri, tornando-se uma opção de diversificação da propriedade rural altamente rentável. Entretanto, ainda existem argumentações contrárias ao cultivo de eucalipto que foram sendo difundidas ao longo do tempo, mas que não encontram respaldo técnico nem científico. Pelo contrário, são muitas as pesquisas que validam o cultivo de eucalipto.
Os mitos que cercam a silvicultura são os seguintes: Uns dizem que o eucalipto seca o solo pela alta quantidade de água que suas raízes absorvem, ou então que ele empobrece o solo, pois consome altas quantidades de nutrientes e outros dizem ainda que o eucalipto como planta exótica pode formar “desertos verdes”, prejudicando o desenvolvimento de outras culturas e afetando negativamente a fauna e flora da região.
Agora vejamos o que dizem pesquisas e órgãos competentes como Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Paraná, Unicamp e Instituto de Pesquisas Florestais:
-O consumo de água da cultura de eucalipto é menor que na maioria das espécies como soja, café e trigo, plantas também exóticas, ou seja, originárias de outros países. Seu cultivo não tem a capacidade de secar os mananciais, pois a água que o eucalipto utiliza é proveniente da camada superficial do solo, uma vez que suas raízes não ultrapassam 2,5 metros de profundidade e portanto não chegam aos lençóis freáticos. O consumo de água pelo eucalipto é igual ao consumo de qualquer outra floresta nativa. Só para se ter uma ideia, para se produzir um quilo de madeira são consumidos 350 litros de água e para se produzir um quilo de grãos de soja são exigidos 2000 litros de água. Lembrando que nesse cálculo conta-se todos os processos vegetativos e reprodutivos que a planta passa.
-Com relação ao empobrecimento do solo vale frisar que quase tudo o que o eucalipto retira da terra, ele devolve após a colheita, pois cascas, folhas e galhos possuem 70% dos nutrientes e permanecem no local sendo gradativamente incorporados ao solo como matéria orgânica.
Sabe-se que atualmente é preciso cultivar no Paraná no mínimo 57 mil hectares a mais do que vem sendo realizado, isso para atingir o equilíbrio entre oferta e demanda a partir de 2021. Isso mostra a importância dessa atividade para todo estado e principalmente para nossa região que tem mercado garantido, pois utiliza grandemente a madeira em serrarias, como energia renovável na secagem de grãos, na construção civil, mourões para cerca e agora também na avicultura de corte.A Coagru está realizando as reservas de mudas no Setor de Insumos de todas suas unidades. Maiores esclarecimentos com engenheira agrônoma Rozileide Morguete Asman, na Coagru-Yolanda. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Choque no trevo sul


Um acidente de trânsito no trevo sul chamou a atenção de populares, no começo da tarde de sexta-feira, 29. Os danos materiais foram de significativa monta, sendo que três pessoas que viajavam nos veículos sofreram ferimentos e foram atendidas em unidades hospitalares da região.
Segundo se constou, o veículo Corsa Classic, placas EEL-6989, licenciado em São Paulo (SP) trafegava pela BR 369 no sentido a Corbélia, quando ao passar pelo trevo de acesso a Ubiratã chocou-se transversalmente contra o veículo Palio, de cor branca, placas AMY-7360, licenciado em Assis Chateaubriand, que fazia o contorno para adentrar rumo à cidade de Ubiratã.Com o choque o veiculo Corsa rodopiou, mas o Palio foi arremessado por sobre o canteiro e voltou à pista a diversos metros de distancia do ponto onde houve a colisão. (FOTO: ODAIR ROBERTO)

"Entre aspas"

- Justiça
"Ao que tem fome dá de teu pão, mas ao triste dá-lhe o coração." provérbio chinês

- Notícia boa,
dizem, não é boa para notícia. Essa, porém, é espetacular. Por solicitação do vereador Cidão do Lux na assembleia da Acamdoze - Associação das Câmaras da Microrregião Doze - o deputado Douglas Fabrício (PPS) está reivindicando no Governo do Paraná a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o Distrito de Yolanda (Ubiratã) a IV Centenário.

- Campina da Lagoa
A prefeita Célia acertou para que, pela vez primeira, o seu município participasse do Dia do Desafio. Campina da Lagoa competiu, quarta-feira, 27, com a cidade de Parramos Chilatemango, da Guatemala. O secretário de Esportes e Lazer, Jefferson de Souza, vibrou com a iniciativa.

- Terceiro mandato
O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende apresentar na Câmara Federal uma emenda constitucional que permita ao presidente Lula disputar um terceiro mandato. A emenda pode ser aprovada, embora o casuísmo institucional e repercussão internacional negativa. Aprovada a emenda, Requião poderá candidatar-se de novo a governador e o Fábio disputar o terceiro mandato para prefeito de Ubiratã.

- Frase lapidar
"Sou obrigado a reconhecer que, com toda a corrupção que houve de um tempo para cá, o que encontramos no governo Collor deveríamos ter enviado para o juizado de pequenas causas." Senador Pedro Símon (PMDB-RS), uma das últimas reservas morais que temos na política brasileira.

- Show de bola
É o que tem nos proporcionado o técnico Edílson Duarte na preparação das equipes para disputa do Campeonato Amador da Liga de Goioerê. E os boleiros, para a alegria dos ubiratanenses, correspondem com muitos gols e festejadas vitórias.

- Dia Mundial das Comunicações
Domingo, 24, foi comemorado o 43º Dia Mundial das Comunicações. Nessa ocasião, o papa Bento XVI, abordando o tema "Novas tecnologias, novas relações, para promover uma cultura de respeito, de diálogo e de amizade" disse: "... se as novas tecnologias devem servir ao bem dos indivíduos e da sociedade, então aqueles que as usam devem evitar a partilha de palavras e imagens degradantes para o ser humano e, consequentemente, excluir aquilo que alimenta o ódio e a intolerância..."

- Ubiratã grande
O ubiratanense tem percebido a abertura de novos estabelecimentos comerciais e o crescimentos de muitas empresas antigas. Quem perder esse "bonde da história" vai ficar para trás e dificilmente alcançará os concorrentes. É esse todos fazerem juntos que constrói uma Ubiratã grande.

- Yolanda
Na 10ª Taça Coagru de Futebol Suíço, o Distrito de Yolanda participou ativamente, sediando uma chave com cinco equipes. A conquista foi um notável trabalho do gerente Jorge, da Coagru, e seus companheiros. No evento foi muito lembrado o ex-gerente do Entreposto da Coagru de Yolanda, o saudoso Osvaldo Angelossi, pela passagem do terceiro ano de seu falecimento e por ter sido um grande incentivador do esporte.

- Mamborê
"Hoje vocês cumprem uma importante etapa de cidadania. Acreditamos em nossos jovens!", disse o prefeito Henriquinho, acompanhando de sua esposa Rose, aos 118 jovens de Mamborê que fizeram o Juramento à Bandeira Nacional. A solenidade por conduzida pelo 2º tenente Augusto Cutrin.

- Bons de gogó
Sivaldo Campos e João Amílton venceram o 3º Festival Regional de Música Sertaneja. Cantaram e encantaram com a música Dona Felicidade.

- Visitantes ilustres
Quem visitou Ubiratã, parentes e amigos no final da semana passada foi o casal Otacílio e Letícia, acompanhados do filho João, residentes em Curitiba. Otacílio é sobrinho dos Canolas e genro do dr. Valdir.

- Sinal Vermelho
Ubiratã mobilizou-se para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse crime é terrível, pois praticado contra pessoas indefesas. Parabéns àqueles que trabalharam para lembrar isso à população, especialmente à secretaria de Ação Social, que tem à frente a drª. Luciana Munhós D'Alécio.

- De tirar o chapéu
Para os lojistas que, aproveitando o bom momento de Ubiratã, modernizam o visual e melhoram o estoque de suas lojas.

- De jogar o sapato
Nas pessoas que, aproveitando-se do anonimato da internet, covardemente procuram denegrir a imagem de outras pessoas.

- Dia Mundial do Meio Ambiente
A ONU anunciou a meta de plantar sete bilhões de árvores, até o fim do ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e numa tentativa de estimular os líderes mundiais, que se reúnem em dezembro, na cidade de Copenhage, a chegar a um acordo para combater a mudança climática.

- Dólar caindo
O mercado financeiro se prepara, mais uma vez, para voltar a trabalhar com o dólar comercial abaixo de R$ 2, movimento que junto com a redução nos juros, deve ditar os rumos da economia no restante do ano. É grande a entrada de recursos externos no país, em busca de investimentos de risco.

- A Coagel cedeu
A grande Coamo arrendou por 7 anos toda a estrutura operacional da Coagel, cooperativa de Goioerê. Há quem já fale em incorporação. A Coagel é a cooperativa-madrinha da Coagru. Não demorará muito para Goioerê sentir a falta da sua cooperativa. Houve tempos que algumas pessoas ilustres de Ubiratã queriam "entregar" a Coagru à Copacol.

- Trabalho escravo
Até o último dia 27, todo o morador do Brasil trabalhou duro desde o dia 1º de janeiro, somente para pagar tributos aos governos federal, estaduais e municipais. Foram 147 dias, portanto. Em comparação com outros países, o brasileiro trabalha mais do que o espanhol, o norte-americano, o argentino, o chileno e o mexicano para pagar tributos. É muito, pelo pouco que o governo devolve em serviços, obras e qualidade de vida.

- Altamira do Paraná
O prefeito Paulinho não só se preocupa com a Cultura, permitindo que a diretora do Departamento da Cultura, Maura de Oliveira, e a servidora, Patrícia de Assis, participassem do VI Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais da Cultura, em Faxinal do Céu; como também permitiu que as professoras Claudete da Silva e Irene da Silva participassem, acompanhadas de estudantes do município, da 9ª Caravana de Alfabetização do Programa Paraná Alfabetizado. O prefeito Paulinho assinou a Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo no Município.

- Xixi no banho
A campanha "Xixi no Banho" mostra que se aliviar debaixo do chuveiro não tem contra-indicação: 95% da urina é composta de água. Quem faz xixi logo no começo da chuveirada garante um box limpinho e pelo menos 12 litros de água a menos jogado fora pela privada. A economia, no final do ano, chega a 4.360 litros.

- Anahy
O prefeito Joacir, através do departamento de Ação Social, promoveu importantes cursos de culinária para mulheres anaienses. A preocupação é ofertar qualidade de vida. Amanhã, 31, acontecerão os jogos da Fase Regional do Coopersuíço, na Arcapu.

- Janela de nossa história
No dia 27, quarta-feira, foi comemorado o 32º aniversário de inauguração, pelo presidente Ernesto Geisel, da construção do trecho da rodovia BR 369 que passa por Ubiratã. A obra foi uma conquista maiúscula dos ubiratanenses, com participação ativa do Lions Club.

- Semana dos Melhores Amigos
"Se o beijo fosse água, te daria um oceano. Se o abraço fosse planta, te daria um quintal. Se a vida fosse um planeta, te daria uma galáxia. Se a amizade fosse vida, te daria a minha."

- Veneno
Em um júri tumultuado, o advogado de defesa fala irado para a promotora: - Excelência, a senhora e tão irritante que, se eu fosse seu marido, colocaria veneno no seu café! A promotora, não menos irritada, respondeu: - Ora, dr. Bruno, se eu fosse sua esposa, tomaria com prazer tal café.

VERSÍCULO ESQUECIDO - (Odair Roberto)


O que será que nos acontece quando somos facilmente impelidos a acontecimentos bons ou para situações ruins? Será que há algo de sobrenatural nisto ou são simplesmente forças internas? Ou ainda podemos crer que estamos a cumprir um roteiro, onde em um momento estamos a desenvolver um papel divertido e em outros somos obrigados a admitir um fracasso, sendo que em determinados pontos simplesmente não temos papel nenhum a desempenhar e então ficamos nos bastidores, observando os outros que estão em cena.
Tenho comigo que neste mundo cada um cumpre pura e simplesmente um papel pré-fixado desde os primórdios da Criação. Seria quase uma blasfêmia da minha parte, considerado o ensinamento da Igreja de que somos feitos à imagem e semelhança de Deus e dotados de liberdade, vontade e inteligência. Sem querer levantar uma briga com quem tem poder, fico a pensar: até que ponto realmente somos dotados desta tal liberdade, vontade e inteligência???
O assunto é complexo, reconheço. E nem deve ser tratado com mera especulação. Mas se somos livres para escolher caminhos, porque os caminhos que escolhemos geralmente não conduzem ao fim esperado? Se esperamos algo, por que não acontece, quando facilmente acontece justo o que não queremos? Se o bem vem por graça, a desgraça vem de quem? Se de Deus nos vem as coisas boas, por que as coisas ruins são tão presentes em nossas vidas? Como alguns conseguem tão facilmente aquilo que a outros não é dado, mesmo que lute a unhas e dentes???
Perguntas ficam no ar e podem receber muitas respostas, mas nenhuma delas nos esclarece verdadeiramente se somos dotados na prática de liberdade, vontade e inteligência. A inteligência que a muitos faz diferença no trabalho ou no desempenhar de alguma função muitas vezes não é o suficiente para resultar em felicidade que outros possuem, mesmo não tendo a inteligência que gostaria.
Se abordarmos estas perguntas dentro do contexto psicológico ou social, com certeza temos muitas coisas a dizer para um lado ou outro. Pior ainda é quando dispomos tais perguntas num ambiente de discussão religiosa. Por demais certo que o ser humano seja diferenciado de todos os outros seres da Criação com base na tese de que é dotado de liberdade, vontade e inteligência, as respostas não chegam de forma satisfatória. O assunto dá muito pano pra manga.
Tenho observado que geralmente utilizamos as mesmas passagens bíblicas ou ensinamentos de profetas e apóstolos para apontar esclarecimentos sobre este ou aquele assunto. O curioso me parece é o fato de que algumas passagens e versículos bíblicos literalmente não aparecem nos comentários que tecemos para explicar algum assunto. Talvez estejam justamente ali as explicações para muitas coisas que nos confundem no dia-a-dia. Afinal, são textos bíblicos também, tanto quanto os outros. Apenas dizem coisas que geralmente não gostamos. Ou não queremos discutir, refletir, pensar... E bem por causa disto, muita gente anda falando besteira sobre religião.
Há muita gente bradando aos quatro ventos que estão seguindo a Jesus, mas vivem a semear discórdia, produzir divisões, levantar acusações contra outras confissões. Há muitos que se valem do positivismo, depositando crença nas forças da mente humana, usando métodos de meditação transcendental e mentalização. Há os descrentes, que vivem piores que animais. Com quem estará realmente a verdade? E as respostas que buscamos, continuam sem aparecer. Porque certamente o dia em que aparecerem o resto da vida não terá mais nenhum sentido.
Pra engrossar o caldo, cito que Jesus diz que a alguns é dado em abundancia e por isto terão mais, enquanto a outros é tirado até o pouco que julgam possuir (Mt 25,29). Como não sou nem teólogo nem exegeta, atenho-me ao significado literal. Ou seja, ninguém fica rico ou pobre porque quer, mas porque tem de ser. Se observarmos desta forma então podemos dizer que ninguém vive o que escolhe, mas escolhe aquilo que deve escolher porque já está predestinado desde o principio dos tempos. Entramos então em contradição com a tese de que somos dotados de liberdade, vontade e inteligência. A não ser que esta tese seja aplicável em outros assuntos, tipo figuradamente. Porque no fundo da questão haveremos de entender que nada de nossa vida é oculto a Deus, então Onipresente e Onisciente, e nada pode ser feito sem Seu consentimento. Portanto, literalmente somos escravos da Santa Vontade de Deus. E isto nos é profundamente maravilhoso.