terça-feira, 28 de outubro de 2008

SCV promove baile com a dupla Eric e Macário

A dupla Eric e Macário estará em Ubiratã no dia 13 de dezembro para um baile promovido pelo Sistema de Comunicação do Vale. O acerto aconteceu anteontem, quando a dupla esteve em Ubiratã e comentou sobre o trabalho que vem realizando na música do estilo sertanejo universitário. O baile acontece no salão nobre da Arcapu urbana de Ubiratã.
Em sua visita aos SCV a dupla comentou sobre seus trabalhos. Eric era integrante de uma banda de rock e MPB e Macário fazia outra banda, ambos em Londrina. Conheceram-se como que por acaso e depois de uma primeira tentativa de cantar juntos já perceberam que poderia dar certo. Com isto formou-se a dupla, há cerca de um ano, os dois artistas realizaram composições e a dupla gravou um CD, que está sendo muito bem recebendo pelos lugares onde realizam trabalhos. Eric e Macário contam que as composições foram realizadas dentro do estilo sertanejo universitário, com ritmos que ajudam a levantar o astral da galera que os curte. Como carro-chefe da gravação a dupla aponta as músicas “Apaixonei de novo”, que é título da gravação, bem como a música “Bandida”. Macário contou que é natural do município de Ubiratã, tendo residido na região próxima ao Porto Anahy. Há cerca de dezoito anos deixou o município e agora está muito satisfeito em poder voltar à sua terra natal como artista. “Espero ver todos os meus parentes no baile que faremos na Arcapu”, comentou satisfeito o artista. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

380 alunos da rede municipal se formam no Proerd

A secretaria da Educação e Cultura e a Polícia Militar realizaram na tarde de quinta-feira, a formatura de 380 crianças no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A solenidade aconteceu no Anfiteatro Carlos Gomes e contou com a presença de pais, professores, autoridades municipais e representantes da Polícia Militar.
As atividades iniciaram no final de junho com os alunos de 4ª série de todas as escolas municipais e teve como educador social, o soldado da PM, Paulo Batista. Conforme explica, os formandos serão os multiplicadores do que aprenderam. “As crianças vão aplicar os ensinamentos em todas as pessoas que fazem parte do seu convívio. O melhor resultado alcançado é a consciência que eles criaram durante o período em que nos encontramos”, diz Batista.
Ao todo foram 14 turmas participantes, no qual, de cada uma saiu a melhor redação. Entre todas, a que mais se destacou foi a da aluna da Escola Municipal Antonio Lacerda Braga, Kauana Reynen. A pequena de 10 anos escreveu que o adulto é reflexo para as crianças; que o uso de drogas prejudica a saúde e gera violência; e que o mundo sem o consumo das drogas pode se tornar mais belo e justo.
A responsável pela secretaria da Educação, Jane Lima, enfatizou na solenidade que a prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros e que a participação dos pais é fundamental no desenvolvimento dos filhos.
O vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, disse não ter dúvidas de que os resultados são positivos. “Nós da administração municipal acreditamos que esse tipo de ação tem efeito e trabalhar com as crianças, garante que tenhamos adultos mais sensatos”, completou.
Para a mãe de um dos formando, Adilena Rocha Barros, o programa é ótimo. “Eles ensinam desde cedo mostrando que a bebida e o cigarro, por exemplo, não trazem nada de bom para a vida de uma pessoa. Isso é muito importante”, avalia.
Durante a formatura foi sorteada uma bicicleta, doada pela Bicicletaria Paraná. O vencedor foi o aluno da Escola Municipal Porto dos Santos, do distrito de Yolanda, Tailon Mosoli.
Entre as autoridades presentes estiveram o Capitão Milton José dos Santos, da PM de Goioerê, o Sargento Marcio Nascimento, da PM de Ubiratã, a vereadora Sandra Trevelin, a presidente do Conselho Tutelar Valdelice Lima, e a presidente do CMDCA Cristina Aparecida Soares de Oliveira. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Regional avalia eficiência do programa Saúde da Família

Representantes da Regional da Saúde de Campo Mourão estiveram em Ubiratã durante toda a terça-feira, 21, reunidos com as equipes que atuam no programa Saúde da Família e com o secretário da Saúde, Edmund Behrend. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e teve como objetivo avaliar o funcionamento do programa no município e orientar o pessoal sobre o trabalho.
Conforme explica a responsável pelo departamento de Atenção Primária em Saúde CAPS, Rosemar Pelisser “Guga”, a visita consiste em identificar as atividades realizadas e a estrutura fornecida à população, com isso orientar para adequar possíveis irregularidades. “O governo do Estado determinou que a gente visitasse os 25 municípios da Comcam. A atividade antecipa a vistoria que o Ministério da Saúde costuma fazer”, enfatiza.
Diante das informações repassadas pela secretaria de Saúde, as representantes da Regional avaliam que o município se encontra em um bom momento. “Ubiratã tem realizado a maioria das atividades que o programa preconiza e isso é muito importante para continuar o repasse de verbas do governo”, comenta a coordenadora da Saúde Bucal, Marta Regina Longo Borsato.
No entanto, Behrend afirma que adaptações precisam ser feitas. “A avaliação diante do que oferecemos já é positiva, mas com certeza buscamos melhorar. Sempre temos uma nova meta a alcançar e reforçar nossa referência em atendimento”, completa.

Eficiência
Segundo informa “Guga”, Ubiratã teria como abrigar oito equipes do programa Saúde da Família devido a população existente. Porém, ela destaca que as cinco existentes estão efetuando as atividades com plena eficiência. “O Ministério da Saúde indica ser ideal que as equipes realizem visitas que alcancem 1% das famílias cadastradas. No último mês, por exemplo, a cidade realizou 0,92% o que é considerável”, expõe.
Outro apontamento feito é que a estimativa de famílias a serem inscritas no programa em Ubiratã é de 5.755. Através das cinco equipes em funcionamento estão cadastradas 4.695 famílias.
A enfermeira e chefe da divisão da Saúde, Cristiane Pantaleão, pondera que a porcentagem não cadastrada corresponde na maior parte aos moradores da zona rural. “Chegar nas áreas rurais acaba sendo mais difícil para nossas equipes, mas o atendimento é realizado para todos nas unidades espalhadas na cidade e em Yolanda”, diz.
O escritório da Regional da Saúde funciona como ferramenta de ligação dos municípios com a secretaria do Estado da Saúde. “Guga” acrescenta que a medida em realização visa facilitar o trabalho e evitar complicações caso as cidades da região apresentem situações que não obedeçam as determinações superiores. “Quem aplica as penalidades é o Ministério, nós somente ajudamos identificar os melhores caminhos a percorrer”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Centro Social Urbano é alvo de vandalismo

Ao retornar às atividades após o fim de semana, na segunda-feira, 20, a equipe do projeto Curumim de Ubiratã foi surpreendida. O prédio que abriga as atividades – o Centro Social Urbano (CESU) – havia sofrido ações de vândalos. Paredes foram perfuradas, pichadas com tinta e várias palavras e frases de insulto foram escritas, além disso, a guarita onde fica o guarda teve os vidros quebrados e o prédio também foi todo pichado.
Essa não é a primeira vez que a ação acontece. Em setembro, o Centro Social Urbano também foi atingido por ações de desocupados. Conforme destaca a equipe do projeto, ao que tudo indica os praticantes do ato são crianças devido as imagens e textos presentes. “Não entendemos qual o motivo leva a população a destruir o que é deles”, questiona a coordenadora do Curumim, Aparecida Bocelli.
A secretária da Ação Social, Elcia Godinho, lamenta o ocorrido. “Espero que as pessoas se conscientizem da importância do espaço para eles. Os prejuízos causados podem prejudicar o próprio andamento das atividades do projeto”, explica.
O Centro Social Urbano foi inaugurado há três meses e tem como objetivo centralizar e melhorar o atendimento da rede de programas da Ação Social municipal. O projeto da administração é continuar os investimentos no espaço.
O prefeito, Fábio D’Alécio, salienta que tem se esforçado em dar prioridade à área, uma vez que é a mais necessitada em Ubiratã. “Outros trabalhos já estão sendo executados na Vila Recife o que comprova nossa preocupação com os moradores da região”.
No entanto, a secretária reforça que se o vandalismo se repetir a continuidade do projeto será afetada. “Para reparar os danos a prefeitura tem despesas e o dinheiro usado poderia ser aplicado em outros benefícios para o CESU”, comenta.
A coordenadora do projeto conta que no mesmo dia em que foi visto os estragos ela se reuniu com as turmas atendidas e palestrou conscientizando sobre a importância de zelar pelo Centro Social. “O projeto é uma extensão de nossa casa. Chegar e ver aquela situação é muito constrangedor, é como se chegasse em casa e estivesse tudo destruído”, exemplifica. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Ubiratanenses participam da Meia Maratona em Toledo

No último domingo, dia 19, foi realizada na cidade de Toledo a 7ª edição da Meia Maratona Rotary – Unimed. A prova teve percurso de 21 quilômetros e contou com a participação de 141 atletas concluintes na categoria masculino. Entre estes 141 estava o ubiratanense Claudemir Ferreira, popularmente conhecido como Tutta.
O vencedor da prova foi o queniano Joel Kiplagat Tirop, com tempo de uma hora, cinco minutos e 56 segundos. Em segundo e terceiro lugares ficaram os brasileiros Elenilson da Silva (1:06:10) e Roberto Rodrigues Oliveira (1:06:36), respectivamente. No feminino apenas 15 atletas completaram a prova e a vitória foi da brasileira Luzia de Souza Pinto, com tempo de uma hora, dezessete minutos e 59 segundos, seguida pela queniana Jaqueline Jerotich Chebor e por Ilda Alves dos Santos.
Tutta concluiu o percurso em uma hora, dezesseis minutos e 40 segundos, obtendo assim o 24º lugar na classificação geral e o 5º lugar na sua faixa etária (30/34 anos).
Luiz Ornóbio da Silva, do município de Juranda, também esteve na prova e acabou sendo o 25º colocado. Com este resultado obteve o 5º lugar na sua faixa etária (35/39 anos).
O ubiratanense Claudemir Ferreira lamenta não ter alcançado o desempenho esperado. Segundo o atleta, ele fez uma ótima largada e chegou a estar entre os doze primeiros colocados no início da prova. Mas a partir do quilômetro 5 seu rendimento caiu e conseqüentemente o ritmo de prova também. “Parecia que as pernas estavam cansadas e não tinham mais forças para continuar o ritmo do início da prova e por este motivo tive que diminuir e com isso fui sendo ultrapassado”, lamenta o atleta. “Talvez eu tenha sentido um pouco o peso da responsabilidade em ter que fazer um bom resultado em função de parceria”, comenta o atleta.
Em conjunto com a Meia Maratona houve uma prova rústica com percurso de 6 quilômetros, onde houve a participação de 215 atletas. Entre estes estavam os ubiratanenses Magaiver e Smanhoto. Magaiver obteve o 13º lugar e Smanhoto o 34º lugar, ambos na faixa etária 36/50 anos.Os atletas agradecem o apoio que receberam para esta competição da Rádio Difusora e Big Bom Supermercados. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um presente para o município

Anderson Ferreira, filho de Cleide Roberto Ferreira, em Ubiratã é merecedor de grandes homenagens. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Santo Antônio, o 2º grau no Colégio Carlos Gomes – Técnico em Contabilidade, aprovado em 3 vestibulares optou por cursar Ciências Biológicas na UEM – Maringá. Com grandes sonhos e muita dedicação tornou-se Mestre. E agora, na primeira quinzena de outubro, para orgulho de familiares e amigos, Doutor em Ecologia pela USP – Piracicaba. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mobilização permanente, Ubiratã sem dengue

Com a proximidade do período de chuva as atenções se voltam à proliferação do Aedes aegypti, pois é a época mais propicia. Diante dos fatores que contribuem para o desencadeamento de uma epidemia, a secretaria de Saúde de Ubiratã solicita a colaboração da população para evitar que o mosquito se reproduza.
Em ofício emitido o secretário de Saúde, Edmund Behrend, enfatiza que é necessário todo o cuidado para evitar que um novo tipo de dengue venha ocorrer no município. “A dengue do tipo 2 não chegou ao Paraná, porém foi ela que desencadeou a epidemia no Rio de Janeiro. Esse tipo é motivo de muita preocupação, principalmente com crianças que são as mais suscetíveis a serem atingidas”, conta.
O médico do Posto de Saúde da Vila Esperança, Gustavo Gonçales, acrescenta que numa segunda infecção a gravidade sob o infectado é maior, sobretudo quando associada ao vírus tipo 2.
Apesar de o Paraná não estar entre os Estados considerados de “risco” pelo Ministério da Saúde, a enfermeira e chefe da divisão da Saúde, Cristiane Pantaleão, pondera que toda atenção é pouca. “Deve acontecer a mobilização permanente de todos os membros da sociedade, especialmente no período de verão. Contamos com o repasse de informações para obtermos êxito nesta luta constante contra um mosquito que tanto mal pode nos causar”.
Uma das formas de ajudar no combate à dengue é ligar para o Disque Dengue, através do telefone 3543-4141 e denunciar locais que tenham criadouros do mosquito. O intenso trabalho de conscientização, prevenção e vistoria realizado pela secretaria de Saúde não confirmou nenhum caso da doença este ano em Ubiratã.
Em setembro foi realizado o quarto levantamento de índice de infestação do ano. O resultado mostra que 1,34% do município ainda apresenta focos do mosquito. A secretaria de Saúde informa que um novo levantamento será realizado em novembro.
Os números são alarmantes: cerca de 3.500 dos 5.564 municípios brasileiros estão infestados pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Esses dados são apontados pelo Ministério da Saúde e significa que 63,9% das cidades são atingidas pelo vírus.
O caso mais preocupante e que temos como exemplo atualmente é do Rio de Janeiro. No começo do mês um levantamento apontou que o estado registrou 247.735 casos da doença. Somente neste ano foram confirmadas 174 mortes através do vírus e outros 150 óbitos estão sob investigação.
Segundo o ministério, um dos motivos que causa o descontrole são as condições ambientais favoráveis à proliferação do mosquito. A Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que no Brasil a epidemia de dengue representa um dos possíveis efeitos do aquecimento global. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Alunos visitam Cataratas do Iguaçu

Os alunos do 2º semestre do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Carlos Gomes estiveram no domingo, 19, visitando as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves. A visita técnica fez parte das atividades relativas ao módulo, Gestão Ambiental, da matéria Legislação Social, ministrada pelo professor Marcondes, que acompanhou as atividades dos alunos na realização do projeto. Os objetivos eram o de planejamento, viabilização e execução de um projeto concreto de ação de preservarão ambiental. A aprendizagem através da ação tem sido a constância do Curso, e tem tido sucesso, graças ao apoio da Coordenação do mesmo, feita pelo professor Francisco Nakahata e diretor do Colégio, professor Cláudio Zen. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Pastoral da Criança realiza confraternização

Pela passagem do Dia da Criança a Pastoral da Criança de Ubiratã realizou eventos comemorativos nas comunidades onde mantém pontos de atendimento. Foi na tarde de sábado, dia 18. Como de praxe, nos locais houve pesagem das crianças que recebem acompanhamento e em seguida foram distribuídos lanches e refrigerantes, não faltando o bolo comemorativo.
A confraternização aconteceu simultaneamente nos cinco pontos de atendimento do perímetro urbano, sendo Jardim Panorama, Capela São Vicente, Vila São Joaquim, Vila Esperança e Salão dois Vicentinos. Para a comunidade do Distrito de Yolanda, onde são atendidas cerca de 100 crianças, a confraternização acontece hoje à tarde, no centro comunitário. Para esta confraternização a Pastoral da Criança contou com o apoio da cooperativa Integrada, que doou cerca de 120 quilos de bolo e 150 frascos de refrigerantes com dois litros cada, dispondo ainda de pelos menos dois funcionários em cada ponto para acompanhar o evento.
De acordo com Diva Gomes de Souza, coordenadora da Pastoral da Criança em Ubiratã desde março deste ano, são cerca de 850 crianças atendidas pela Pastoral e Leite da Criança, programa do Governo do Estado. Com o apoio de 52 líderes voluntárias a Pastoral realiza mensalmente a pesagem e acompanhamentos às crianças de zero a seis anos, bem como acompanhamento às gestantes, sempre ao terceiro sábado. Na ocasião as crianças e mães atendidas recebem o chamado “sopão”. Para a manutenção das atividades a Pastoral conta com recursos oriundos de doações, principalmente através de desconto em conta de luz.Um dos meios de ação da Pastoral é no combate à desnutrição infantil, através da distribuição da farinha multi-mistura, que tem alcançado importante resultado na prevenção de outros tipos de males. Em Ubiratã a Pastoral da Criança trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde há cerca de dois anos, recebendo total apoio principalmente pelo trabalho das agentes sociais. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Mini maratona está com inscrições abertas

Como sempre a secretaria do Esporte e Lazer de Ubiratã vem inovando nos eventos esportivos. Para este ano a mini maratona promete ser o diferencial dos Jogos Abertos de Ubiratã (JAMU’s). O secretário do Esporte e Lazer, Nicanor Kimura, comenta que a cada edição busca apresentar algo novo. “A maratona surge com a intenção de tornarmos ela uma tradição, assim como o próprio JAMU’s”, diz.
A corrida acontece no dia três de novembro, a partir das 18h30, e também integra as atividades do 47º aniversário de Ubiratã que é comemorado no dia quatro. A largada será em frente ao prédio da prefeitura municipal e segue no sentido do calçadão, na Avenida Nilza de Oliveira Pipino.
As categorias para a primeira edição são: mil metros, masculino e feminino, para nascidos a partir de 1994; 3 mil metros feminino livre; e 5 mil metros masculino livre. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, dia 31, na secretaria do Esporte. Os participantes serão premiados do 1º ao 10º colocado valendo ponto para o JAMU’s.
Kimura conta que algumas inscrições já foram feitas e desta vez somente munícipes podem participar. “Essa será uma experiência que faremos, por isso não abrimos para visitantes. Porém, nossa expectativa é reunir cerca de 500 corredores”.Para o prefeito, Fábio D’Alécio, a criação da mini maratona surge como uma opção a mais no esporte local. “Com a iniciativa ampliamos o alcance do esporte e ela é também uma forma de divulgar o município e os ubiratanenses”, ressalta. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

JAMU’s 2008 começa na sexta-feira, 31

Com a participação de 2 mil atletas confirmados a secretaria do Esporte e Lazer de Ubiratã realiza na sexta-feira, dia 31, a abertura dos Jogos Abertos de Ubiratã (JAMU’s). A solenidade acontece às 19h30, no Ginásio de Esportes Tomaz Izidro de Lima.
Está programado até o momento o desfile das delegações participantes, a escolha do Garoto e Garota JAMU’s e ainda prevê-se a realização de um amistoso inicial. Como vem acontecendo nas últimas edições o município é dividido em seis regiões, incluindo o distrito de Yolanda.
Os monitores da secretaria do Esporte são os responsáveis pelo contato com as equipes e estão efetuando as inscrições. Este ano acontecem disputas em 28 categorias distribuídas em 15 modalidades. A novidade da edição é a mini maratona, no dia três de novembro.
O prefeito, Fábio D’Alécio, avalia os jogos como uma forma de promover a integração entre as pessoas. “O esporte cumpre esse papel de socialização e no caso do JAMU’s isso acontece com mais propriedade por ser uma disputa saudável entre os bairros da cidade”, aponta.
Garoto e Garota JAMU’s – A idéia foi iniciada em 2007 e deu certo. Este ano a secretaria repete o concurso e está fazendo inscrições dos interessados. Durante o concurso além da beleza o conhecimento e envolvimento com o esporte também são fatores importantes.
Os ubiratanenses maiores de 16 anos que quiserem participar precisam se informar na secretaria do Esporte, localizada no Ginásio de Esportes, durante o horário de expediente. Os vencedores do primeiro concurso foram: Flávia Campos, representando Yolanda, e Jackson Braciforte, o Jardim Josefina.Equipes – As regiões ficam divididas da seguinte forma: Jardim Josefina I e II; Vila Recife e Conjunto JK; Jardim São Paulo e Vila Esperança; Jardim Panorama e Novo Ubiratã; Yolanda; Conjunto Boa Vista e Alzira Resende. A região central entra para as divisões de acordo com a área que mais se aproxima. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Cursos Técnicos do Colégio Carlos Gomes entregam data-show

Na quarta-feira, dia 22 de outubro, os alunos dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Administração, do Colégio Estadual Carlos Gomes, realizaram a entrega de um data-show ao diretor do estabelecimento de ensino, professor Claudio Roberto Lopes Zen.
Os recursos foram obtidos com a realização do I Encontro de Informática e Administração (I InformAção) realizado no dia 23 de setembro último.
De acordo com os professores coordenadores dos respectivos cursos, Wagner de O. Cristovam e Francisco T. Nakahata, o evento realizado teve como objetivo além da aquisição do data-show, fazer com que os alunos vivenciassem na prática algumas competências essenciais exigidas pelo mercado de trabalho: planejamento, estabelecimento de metas, marketing pessoal, trabalho em equipe e avaliação de desempenho.
“Vivemos num mundo de constantes avanços tecnológicos. Poder disponibilizar mais esse recurso de mídia para os professores do colégio só vem contribuir com a qualidade de ensino oferecida aos alunos”, comentou o diretor, professor Claudio ZenPara finalizar o diretor agradeceu o empenho dos alunos e professores, a parceria com a ACEU e a participação das empresas e comunidade no ”I InformAção”. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vice-prefeito eleito de Nova Cantu está otimista

Ademir Bórgio foi eleito como vice-prefeito do município de Nova Cantu. Ele assumirá o lugar de Alberto Devorak para ajudar a prefeita Elsa Rodrigues a administrar o município nos próximos quatro anos.
Residindo no município desde criança, Ademir Bórgio conhece a história da sua cidade e tem trabalhado como uma liderança atuante, principalmente no meio cooperativista, sendo membro do Conselho de Administração da cooperativa Coagru. Quanto aos desafios que a dupla terá pela frente para continuar impulsionando o desenvolvimento do município, Bórgio está otimista e acredita que a cidade vai ganhar muito mais pela experiência que a prefeita Elsa agora desfruta depois do excelente trabalho que realizou no mandato que está por terminar.
Ademir conta que o fato de agora ser vice-prefeito do seu município era algo que nem constava em seus planos, pois a decisão ocorreu como coisa de última hora. “É uma atividade nova, mas acredito que vai dar certo”, comentou, afirmando que os quatro anos da atual administração foram muito bons para o município. “E acreditamos que os próximos quatros anos serão tão bons quanto os que passaram, até com uma vantagem amais, pois a prefeita está engrenada com a administração, tem obras em andamento e novos projetos que estão chegando”, considerou Bórgio, garantindo que quem ganhará com isto será a população cantuense.Por sua experiência como agricultor e como cooperativista, Ademir Bórgio quer dar sua contribuição na administração para o desenvolvimento da cidade e do município. “Ainda não conversei com a prefeita sobre minha participação na administração, mas acredito que ela saberá me dar respaldo, pois quero ser útil”, garantiu Ademir Bórgio. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Prefeitura está em reforma depois de 18 anos

O prédio da prefeitura de Ubiratã está passando por reforma. O trabalho iniciou há alguns meses e tem como objetivo proporcionar comodidade para o atendimento ao munícipe e melhorar as condições de trabalho dos funcionários públicos. A última vez que o Paço Municipal havia passado por reforma já tem 18 anos.
A parte exterior e o piso superior já estão concluídos. Fora o prédio foi pintado, a iluminação foi modificada e o projeto paisagístico foi remodelado. No interior, os pisos foram lixados, as salas pintadas e algumas divisões foram acrescentadas.
No piso inferior os trabalhos ainda estão em execução. Entre as melhorias está a manutenção da instalação elétrica e telefônica, troca de pisos, pintura, construção de banheiros e rebaixamento do saguão de entrada.
A engenheira e chefe da divisão de engenharia, Neusa Dalvi, comenta que todo o layout da prefeitura foi remodelado e que a proposta futura é adequar também os mobiliários de acordo com as condições ergonômicas. “A questão da ergonomia visa tirar os funcionários de situação em que possa ocorrer acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, explica.
O prefeito, Fábio D’Alécio, faz questão de destacar que a reforma é antes de tudo uma forma de respeito ao patrimônio público. “Temos também como função preservar aquilo que é do povo, além do que, a reforma garante um aspecto visual melhor e uma cidade mais agradável”, aponta.Antes do término o prédio já apresenta uma nova roupagem. Neusa acrescenta que as medidas adotadas para a reforma levaram em consideração meios de evitar o consumo excessivo de energia e contribuir para o equilíbrio do meio ambiente. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Orlando Santos volta a presidir sessão da Câmara

A sessão do Legislativo Municipal de Ubiratã, acontecida na terça-feira, contou com a ausência de dois vereadores. Em função disto, a mesa diretiva foi ocupada por outros nomes. Na ausência do presidente Aparecido Paula da Silva os trabalhos foram presididos pelo vice-presidente Orlando dos Santos Filho. E na ausência do primeiro secretário Haroldo Fernandes Duarte, o vereador Lauro Hryniewicz assumiu os trabalhos. Poucos documentos estavam em pauta e ao usar a tribuna os vereadores teceram comentários sobre alguns assuntos.
Sandra Trevilin comentou sobre curso que participou em Curitiba, em companhia da vereadora Sandra Petrica e citou matéria do jornal “O homem e a terra”, onde se trata da diversificação nas propriedades rurais. A vereadora manifestou desejo de que no próximo mandato haja ainda maior esforço para implantar a diversificação no município.
Sandra Petrica também comentou sobre o evento que participou em Curitiba, promovido pela Uvepar e disse que aproveitou a oportunidade para visitas a gabinetes de parlamentares. A vereadora ainda felicitou a administração municipal por re-enquadramento salarial de servidores da Educação e pediu o mesmo para servidores da Saúde.
Marcos da Silva Retamiro felicitou a Sicredi Vale do Piquiri pelos eventos referentes aos 20 anos de existência e também empresas que fizeram homenagem ás crianças com festinha no centro da cidade, no dia 12. Enalteceu a Associação Comercial e Empresarial (Aceu) pelo jantar do empresário. Felicitou equipe de Ubiratã por participar de competição em Campina da Lagoa e enalteceu presença dos novos vereadores Sebastião Osmar Beraldo e Marciano Rinaldi.
Por sua vez o vereador Arnaldo Melo abordou situação das obras de pavimentação poliédrica da estrada Caviúna e pediu esclarecimentos ao Executivo. Segundo ele, há moradores da região achando que a obra está paralisada. Arnaldo também reforçou pedido do vereador Nizete Aparecido, em favor dos poucos times de futebol de campo que restam no município.
Após a sessão o vereador eleito Marciano Rinaldi, popularmente conhecido como Jesus, comentou sobre sua presença na Câmara para acompanhar a sessão. “Ninguém nasceu sabendo”, disse, referindo-se ao seu interesse em acompanhar as sessões pelo resto do ano para ir se inteirando dos procedimentos da Casa. Jesus foi o candidato mais votado e disse que vai fazer o melhor para a comunidade e a idade. “Vou fazer de tudo para corresponder aos 937 votos que recebi”, disse o vereador eleito. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Vereador pede ônibus para times nas férias

O vereador Nizete Aparecido da Silva apresentou Indicação na sessão da Câmara Municipal, pedindo que nos meses de dezembro e janeiro seja mantido o apoio aos times de futebol de campo através da disponibilização de veículos para o transporte. Segundo o vereador, o pedido atende a reivindicações de diretores das próprias equipes, para que estas possam realizar amistosos em outras localidades e assim manter os times em atividade.Nizete lembrou que o município de Ubiratã possui poucas equipes que estão conseguindo se manter em atividade. O vereador entende que é necessário dar apoio para que estas equipes continuem existindo, permitindo o lazer e diversão nas tardes de domingo. Nos meses de dezembro e janeiro, devido ao período de férias escolares, os times têm encontrado dificuldade para o transporte quando o deslocamento é para lugares mais distantes, o que motivou o pedido do vereador. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Altamira do Paraná conquista o CRAS

Enquanto muitas administrações municipais passam por situações complicadas neste final de mandato, outras seguem com as atividades dentro da normalidade como vinha acontecendo até o pleito de 05 de outubro. Um destes casos é a administração do município de Altamira do Paraná, onde estão acontecendo obras importantes para a população e os trabalhos continuam dentro do cronograma.
A Biblioteca Cidadã e uma das obras em andamento, sendo edificada ao lado da Igreja Católica, no centro da cidade. Também em andamento está a construção de novas salas na Escola Municipal Augustinho Kauling. Mas uma das mais recentes conquista do município é o Centro de Referencia e Assistência Social, CRAS. O funcionamento vai acontecer nas instalações do hospital, que estava desativado e passou por reformas, estando no aguardo da liberação de recursos para a entrada em funcionamento.
O local centralizar todos os procedimentos da área social, sendo uma conquista junto ao Governo Federal e que receberá acompanhamento do setor especifico do Estado.
Por ser um município pequeno e que tem muitas famílias com baixo poder aquisitivo, Altamira tem lá as suas dificuldades na área social, mas a administração está conseguindo realizar trabalho à altura para atender estas pessoas. A opinião é de Ataliba Pedro dos Santos, chefe de gabinete da prefeitura altamirense, profundo conhecedor da história da cidade e dos trabalhos de todas as administrações do município. “Estamos atingindo o objetivo; não cem por cento, porque ninguém consegue”, comenta, apostando que com a instalação do CRAS este atendimento será ainda melhor.Para nominar o prédio público foi utilizado o nome de Daniel Alonso, em homenagem a um pioneiro da área da saúde no município de Altamira. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Vereadora de Ubiratã integrará chapa da Acamdoze

A Associação das Câmaras Municipais da Micro Região Doze, a Acamdoze, tem eleição no final deste ano. Será no dia 06 de dezembro, na sede da entidade, em Campo Mourão.
Para compor uma chapa que concorrerá ao pleito esteve em Ubiratã na terça-feira, 21, a vereadora Ângela Kraus (foto), atual presidente da Câmara Municipal de Farol, reeleita no dia 5 de outubro. Ela encabeça a chapa e está em busca de apoio de vereadores reeleitos em outros municípios. Em sua chapa está também a vereadora Sandra Fátima Tosi Trevilin, de Ubiratã, como segunda secretária. Ainda há uma vaga a ser ocupada por um dos outros vereadores reeleitos em Ubiratã.
Uma das coisas que a candidata deve defender é a mudança no estatuto da Associação, voltando a realizar a eleição no começo do primeiro ano do mandato, uma vez que na atualidade os novos vereadores eleitos não podem participar do pleito, sendo que só podem concorrer os reeleitos. Este detalhe mereceu manifestações de descontentamento do vereador Haroldo Fernandes Duarte, de Ubiratã, na sessão da semana passada.
Depois de manter conversações com os vereadores de Ubiratã a vereadora Ângela Kraus dirigiu-se para Altamira do Paraná, onde realizar contatos no mesmo sentido. Ela também conta com o apoio de vereadores dos municípios de Araruna e Barbosa Ferraz.Dos 226 vereadores existentes na Comcam apenas 67 foram reeleitos e assim terão direito a votar, para escolher a chapa que presidirá a Acamdoze. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Agenda festiva dos 47 anos de Ubiratã está pronta

A programação em comemoração aos 47 anos de Ubiratã está pronta e promete agitar o município. Este ano além do tradicional desfile cívico na manhã do dia quatro de novembro, o Ubiratã Country Club também agendou atrações para o dia três.
Abrindo as festividades, às 23 horas, no estacionamento do clube tem show com Thúlio e Thiago e a Banda Recado. Os convites já estão à venda. Os 500 primeiros custam R$ 12, o segundo lote R$ 15 e no dia estará R$ 20.
No dia do aniversário, quatro de novembro, a primeira atração é o desfile organizado pela secretaria da Educação e Cultura. Neste ano, as instituições contam suas histórias e desfilam na avenida Nilza de Oliveira Pipino, a partir das 8 horas.
Às 9 horas, tem início o torneio de futebol suíço no Country Club. Na seqüência, será servido o costelão do country realizado em conjunto com o Provopar Ubiratanense. O almoço custa R$ 15 e também já está à venda. Crianças menores de oito anos não pagam.Para encerrar as comemorações, às 14 horas, acontece também no Country Clube um show acústico com a dupla Alex e Marcelo. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

TV - SEM LEI E SEM LIMITES

Há muito tempo não leio nada sobre os códigos regulamentares dos meios de comunicação do país. Não sei se persistem os de sempre ou ocorreram modificações que desconheço. Em tempos passados estava mais ligado nestes assuntos; afinal de contas lancei a idéia e consegui implantar a primeira rádio da comunidade. Era um dos 4 proprietários. Lutávamos, aliás como continuamos lutando, pelo progresso da nossa gente. Mas de qualquer forma posso afirmar: não há lei que permita o absurdo que as redes de televisão estão cometendo contra o público brasileiro. Há vários dias a população está sendo massacrada com uma enxurrada de notícias trágicas referentes ao seqüestro e morte de uma estudante em São Paulo. Chocante, triste, lamentável, péssimo exemplo. Crime hediondo e tudo de ruim que vocês imaginarem. Deprimente demais. Pois é, apesar disso, as redes de TVs não largam o assunto e todas as manhãs iniciam o dia ofendendo – torturando a população – com farto noticiário repetitivo do ocorrido em S. Paulo que resultou em morte e sofrimento de famílias. Chega, não tolero mais! Vou desligar a TV por no mínimo uma semana. A vítima já foi sepultada – após ser utilizada como doadora de órgãos para transplantes – o bandido está preso e deve ser penalizado da forma mais severa possível, já que, por enquanto, não temos pena de morte e ainda estamos longe de ser um país civilizado.
Para concluir recomendo desligar as televisões por tempo indeterminado, pelo menos enquanto não entrar em vigor as leis e os códigos que devem reger o sistema de telecomunicação proibindo tais barbaridades, comprometendo os nossos dias. Nem TVs e nem emissoras de rádios receberam concessões do governo para exibir programas deseducativos. Uma espécie de terror contra o povo.
Quanto a nós, não haverá prejuízo, pelo contrário, voltaremos a ser feliz. As perdas serão poucas; o futebol está uma lástima e as novelas ninguém suporta mais. Tudo repetição e imoralidade. Clique a TV; desligue, o mundo não vai acabar...

ANTENA
*** AUTOMÓVEIS – Volkswagen, Chevrolet, Ford, Fiat, Honda, Toyota, Peugeot, Renault, Citroen, Kia, BMW, Ferrari, Mercedes, Chrysler, Volvo, Dodge, Audi, Porsche. Volvo, Nissan, Hyundai, Suzuki... Cadê o carro brasileiro? Não existe. Exportamos ferro a preço de banana e somos obrigados a comprar carros montados aqui a preço de ouro. Que vergonha... Não temos carro brasileiro!
*** LUC FERRY – “Mais do que nunca, vivemos num mundo no qual a religião não é suficiente para dar ao homem as respostas que ele precisa”. Ex-ministro da educação da França.*** BARAK OBAMA – Abre diferença importante na corrida eleitoral americana. Plenas chances de eleição. Jamais um negro ocupou a presidência americana. Não é por nada não, mas o mundo deve orar por ele. Sua tarefa será sobre-humana. (J. Rodrigues Neto)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

População tem até dia 30 para fazer obras no cemitério

Aproximando o Dia de Finados a secretaria de Serviços Urbanos e Pavimentação comunica que o prazo para reforma e construção no Cemitério Municipal vai até o dia 30. Já os serviços de limpeza e pintura podem ser realizados até o dia 1º de novembro. Uma equipe esteve no Cemitério nos últimos dias realizando a poda de árvores e a limpeza das quadras com carneiras.
A responsável pela organização do cemitério, Rosiane Cocoleti, pede a compreensão da população para que respeitem as datas e facilitem o trabalho da secretaria.
Um esquema de trabalho foi elaborado e durante todo o feriado estarão disponíveis funcionários para auxiliar na localização dos túmulos das 8 às 17 horas. Para caso de eventualidade também estará à disposição dos visitantes uma ambulância e enfermeira.
Rosiane salienta que a estimativa é de que uma média de 10 mil pessoas passem pelo cemitério no dia dois de novembro. “Todo ano a cidade recebe muitas pessoas, inclusive as que moram longe. Devido a movimentação buscamos organizar o trabalho para atender bem todos que passarem pelo cemitério”, afirma.Ampliação – Após o feriado, a secretaria começa o trabalho de ampliação do Cemitério. Segundo informa o secretário de Serviços Urbanos, João Ribeiro, o espaço existente já está acabando. “Para abrigar todos os falecidos da cidade a administração municipal adquiriu um terreno anexo ao espaço”, conta. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Restaurante popular está em fase de acabamento

Já está em fase de acabamento a construção do restaurante popular, no antigo Centro de Produção de Alimentos. A obra, conquistada junto ao Governo Federal, deve ser inaugurada ainda este ano, segundo previsões do vice-prefeito Orlando Francisco Vieira Filho. Nesta semana ele esteve em visita à obra e anunciou que boa parte dos equipamentos a serem utilizados no local já se encontra no município.
Orlando explicou que no local serão oferecidas refeições de qualidade, com orientação de uma nutricionista, mas com preços bem ao alcance de famílias com renda menos expressiva. “Uma pessoa de poder aquisitivo mais baixo talvez nunca teve oportunidade de levar a família para fazer uma refeição em um restaurante; o restaurante popular vai dar esta oportunidade para que o cidadão menos favorecido materialmente de realizar refeições a um custo à altura de suas posses”, observou o vice-prefeito.“Isto é um exemplo de uma obra extraordinária”, comentou Orlando Vieira, enfatizando que a administração não cruzou os braços por causa do período eleitoral, mas continuou a todo vapor e o resultado é a finalização do restaurante popular. A parte física da construção está em fase de conclusão, restando apenas o acabamento e a instalação dos equipamentos para que o local entre em funcionamento. “Tudo aquilo que foi amplamente divulgado, assumindo o compromisso com a população de Ubiratã, está sendo executado”, disse Orlando. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Nosso Lar preparou diversas atividades na semana da criança

As crianças atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil Nosso Lar, antiga APMI, participaram de atividades em comemoração ao dia das crianças durante toda a semana passada. A programação começou no dia seis e encerrou na sexta-feira, dia 10.
Para abrir as festividades, o Centro recebeu a visita do projeto Agente Jovem que apresentou a peça “Chapeuzinho Vermelho” e os Curumins I e II fizeram uma roda de capoeira. Na terça-feira foram realizadas brincadeiras durante todo o dia.
Na quarta-feira foi organizado um piquenique no Clube dos 40 que contou com apoio da Panificadora Pão de Mel. Já na quinta-feira as crianças assistiram no Anfiteatro Carlos Gomes o teatro apresentado pelos alunos do curso de Formação de Docentes. O encerramento foi no centro da cidade com as atividades proporcionadas pelo comércio local com brincadeiras e presença de palhaços.A coordenadora de entidade, Iveth Menon Pereira, salienta que todos tiveram uma semana cheia de momentos prazerosos. “Para a realização das atividades contamos com diversas parcerias o que possibilitou o sucesso de nosso trabalho”, completa. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Atleta ubiratanense participa de prova em Maringá

O SESC paranaense realizou no domingo, dia 12 de outubro, a 17ª Etapa do Circuito de Corridas de Rua. O evento se deu na cidade de Maringá e contou com a participação do atleta ubiratanense Claudemir Ferreira, popularmente conhecido como Tutta.
A prova teve percurso de 10 quilômetros e contou com a participação de 235 atletas de 46 cidades, nas diferentes categorias masculino e feminino para adultos. Entre os 200 atletas do bloco masculino a prova foi vencida por Marcelo Henrique Rocha, com o tempo de 32 minutos e 53 segundos. Já no feminino houve um grupo bastante reduzido de participantes, com apenas 35 mulheres competindo. A vencedora da prova foi a atleta Edna Lúcia Martins, realizando o percurso em 46 minutos e 56 segundos.
Para o atleta ubiratanense Claudemir Ferreira o dia não foi de muita sorte. Tutta explicou que não foi muito bem devido a um resfriado que o atacou a quatro dias da prova e por isso não teve o rendimento esperado. Mesmo assim completou o percurso em 35 minutos e 20 segundos, conquistando assim a 8ª colocação na classificação geral e a 4ª colocação na faixa etária dos 30 aos 34 anos.
“A prova serviu como treinamento, já que amanhã, dia 19, estarei em Toledo, onde participarei da 7ª Edição da Meia Maratona Rotary, uma prova de 21 quilômetros”, comentou o atleta.Tutta agradece à Tapeçaria Styllus Estofados pelo apoio dispensado à sua pessoa para que pudesse participar desta prova. Também manifestou agradecimentos à Rádio Nova Clube, à TV Vale e ao jornal O Vale do Piquiri, pela divulgação de suas participações em competições. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Sindicato Patronal realizou curso sobre formigas cortadeiras

O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou em sua sede própria o curso de Aplicação de Agrotóxicos – Formigas Cortadeiras. Foi nos dias 14 e 15, terça e quarta da semana.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar e engenheiro agrônomo Paulo Roberto Marchesan, de Umuarama. Segundo ele o curso tem como objetivo ensinar o combate correto e eficiente às formigas cortadeiras e as técnicas de uso dos produtos orgânicos utilizados para o controle das formigas. Durante o curso foram ressaltados vários assuntos do interesse dos participantes. Os conteúdos foram: espécies de formigas cortadeiras; identificação; fundação da colônia; função e características das castas no formigueiro; ciclo de vida; alimentação das formigas; arquitetura do "ninho"; danos e prejuízos; uso correto e seguro dos produtos fitossanitários; aquisição correta;
transporte; armazenagem; controle de formigas cortadeiras; localização do formigueiro - tipos de controle; controle químico; pó seco; termo nebulizador; isca granulada formicida.
Segundo o técnico agrícola da cooperativa Coagru Vitor Garcia da Silva o curso foi de suma importância. “Adquirimos novas técnicas no manejo de combate às formigas cortadeiras e isso será de grande relevância para eliminá-las sem agredir o meio ambiente”, frisou o técnico. Já para o participante Francisco Berton de Góes o curso veio na hora certa. ”O setor de jardinagem também está sendo afetado pelas formigas cortadeiras, geralmente as formigas estão atacando mais os gramados”, ressaltou Berton.
Para João Luiz Zanatta, formado em agronomia, o curso foi fundamental para obter outros conhecimentos. “Haja vista que existem novas maneiras para o controle destas pragas, pois cada ano que passa as formigas vêm aumentando sua incidência e causando prejuízos significantes aos agricultores e reflorestamentos em nossa região”, destacou Zanatta.Todos os curso são disponibilizados pelo sistema Senar /Faep. (FOTO: MARINALVA BATISTA)

Safra de verão: mais soja, menos milho

Já está em fase final o plantio da safra de verão 2008/2009 em nossa região, mais precisamente em Ubiratã e Campina da Lagoa, e os números apontam para um aumento de área plantada com a soja e diminuição do milho. Um dos fatores que contribuiu para isto, é a alta dos insumos, a soja apresenta maior liquidez e menos desembolso inicial para o produtor.
Nos municípios de Anahy, Campina da Lagoa, Nova Cantu e Ubiratã, área de atuação da Coagru, devem ser plantados 109 mil hectares, destes 4.300 ha destinados ao milho e 104.700 ha para a soja. No Paraná, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deverá ter um aumento de 1,4% de plantio com a soja e 5,3% a menos com o milho. Na soja em torno de 75% das sementes utilizadas são RR (resistentes ao herbicida glifosato) e no milho apenas 5% são híbridos BT (tolerante a lagarta).Em condições climáticas normais, deverão ser produzidos, na colheita de 2009, em torno de 500 mil sacas de milho primeira safra e 5,5 milhões de sacas de soja nestes quatro municípios. (FOTO: EDCARLOS PEREIRA)

Dia do Engenheiro Agrônomo

Na data de 12 de outubro é comemorado o dia do Engenheiro Agrônomo, que neste ano completou 75 anos de regulamentação da profissão. Para celebrar a data a Associação dos Engenheiros Agrônomos Vale do Piquiri – AEAVP, que engloba os municípios de Ubiratã, Campina da Lagoa, Nova Cantu, Anahy e Juranda, realizou no último sábado, dia 11, jantar dançante junto ao seu quadro social.
O evento reuniu cerca de 35 profissionais da área de agronomia, acompanhados de suas esposas que desfrutaram de um ambiente agradável acompanhado de boa música.
Durante o jantar, a diretoria da AEAVP realizou discurso enfatizando a importância da profissão e do comportamento ético do profissional. Houve ainda, a leitura de uma passagem bíblica citando a providência de Deus para com aquele que zela pela natureza.
No final da noite, o quadro social entoou a canção “Cio da Terra” de autoria de Milton Nascimento, momento tradicional no jantar dos profissionais.Destaca-se que o profissional da agronomia é um elo fundamental no desenvolvimento do agronegócio. Assim sendo, a AEAVP parabeniza a todos os profissionais que atuam na área, desejando muitas realizações e sucesso. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Homens de 20 a 29 anos devem se vacinar contra rubéola

A campanha de vacinação contra a rubéola ainda não terminou no Paraná e a secretaria de Saúde de Ubiratã continua imunizando a população. A enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, informa que o encerramento está previsto para o dia 28 de novembro.
O município já imunizou mais de 97 % do público-alvo, que são homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos. A meta do governo estadual é atingir toda a população que se enquadra na faixa etária da campanha.
Segundo o secretário da Saúde de Ubiratã, Edmund Behrend, o foco principal são os homens e ainda existem muitos com idades entre 20 e 29 anos que não receberam a vacina. “Essa população, além de estar sujeita a contrair doença, pode também prejudicar outras pessoas, principalmente mulheres gestantes”, alerta.
O público masculino entre 20 e 29 anos só alcançou até esta semana 86,30% da meta, atendendo 1.235 pessoas. Depois, o grupo feminino que tem entre 30 e 39 anos soma 96,40%, perfazendo um total de 1.396 imunizadas.
Já o número de mulheres com idades entre 20 e 29 anos vacinadas é de 1.579, o que corresponde a 101,34% da meta estipulada. Os homens de 30 a 39 anos também ultrapassaram a meta. Chegaram a 103,45% de cobertura.A Síndrome da Rubéola Congênita causa danos irreversíveis ao feto. A criança poderá ter catarata, glaucoma, surdez, autismo e cardiopatias. A Síndrome acomete de 40 a 60% dos recém-nascidos cuja mãe foi infectada durante os dois primeiros meses de gestação; 30 a 35% dos recém-nascidos, no caso de contágio no terceiro mês de gestação; 10% quando a infecção ocorre durante o quarto mês. (FOTO: CÁSSIO CENIZ)

Vereador pede melhorias para ruas próximas do Bosque

Faltam algumas poucas quadras para completar a pavimentação na região próxima ao Parque Ecológico Ênio Pipino, também conhecido como Bosque. Atendendo a reivindicações de moradores daquela localidade o vereador Nizete Aparecido da Silva apresentou Indicação na sessão da semana, pedindo que a municipalidade viabilize a pavimentação nos trechos.
Na avenida Nilza de Oliveira Pipino e na rua Marechal Floriano Peixoto, por exemplo, só falta pavimentação na extensão de uma quadra; as duas vias fazem ligação de frente com o Parque. Enquanto isto, na rua Rio Grande do Sul faltam quatro quadras, sendo que os referidos trechos se interligam.O vereador propôs que o trecho da avenida Nilza de Pipino e o da rua Floriano Peixoto recebam asfaltamento. E para as quadras da rua Rio Grande do Sul seja utilizado o calçamento com pedras irregulares. “É uma reivindicação dos moradores daquela região, que questionam o porquê de não existir asfaltamento naquelas quadras”, explicou o vereador. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Altamira do Paraná recebe representantes do Setp

Uma reunião acontecida na quarta-feira, 15, reuniu no gabinete do prefeito de Altamira do Paraná lideranças da Ação Social e secretaria da Educação com representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, Setp. O encontro serviu para tratar sobre “Piso Básico de Transição”. Segundo representantes da Setp, o recurso que até então era destinado à creche terá nova aplicação: será aplicado através do CRAS e Ação Social em famílias carentes e idosos.
Para concretizar as ações, o setor de Ação Social, através de seus conselheiros, deverá formalizar documento redirecionando o recurso até novembro e enviar para a secretaria da Ação Social do Estado. O secretário de Educação do município, Lecir dos Santos, explica que a creche passará a ser de responsabilidade do setor de Educação, sendo incluída no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).Outro assunto relevante da reunião foi a mudança da denominação, passando de “creche” para “Centro de Educação Infantil”. “Com esta iniciativa o município abrirá novas perspectivas para a educação infantil, uma vez que na administração atual foram conquistados inúmeros benefícios, os quais estão sendo aplicados na Educação, como construção de salas, reformas de escolas, equipamentos de informática, DVDs, aparelhos de DVD e outros, melhorando ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação no município”, comentou o secretário. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vereador pede sinalização próximo aos semáforos

Na sessão ordinária da Câmara de Ubiratã os vereadores não tiveram muitos documentos a votar, mas aproveitaram a oportunidade para manifestar comentários referentes a diferentes assuntos e apresentar pedidos verbais. O assunto mais comentado foi a palestra transcorrida na noite de quinta-feira, 09, no salão de eventos do Cilico, quando se comemorou os 20 anos de existência da Sicredi Vale do Piquiri. Na oportunidade esteve presente o prefeito de Crissiumal (RS), Walter Heck, que ministrou importante palestra sobre desenvolvimento econômico.
O vereador Arnaldo Melo foi o primeiro a usar a tribuna e destacou este assunto, citando a importância da experiência gaúcha que permite agregar valores à economia do município, proporcionando melhorias na vida da população. O vereador abordou também a atual crise econômica, que poderá resultar em efeitos negativos principalmente para os agricultores, que ele considerou como os menos valorizados na cadeia produtiva.
A vereadora Sandra Trevilin reforçou Indicação anterior, pedindo cobertura para a quadra de esportes da comunidade São João. Anunciou que em breve acontece evento para angariar fundos para completar a reforma da Capela local. Também elogiou a palestra da Sicredi, destacando importância da diversificação. Na tribuna o vereador Nizete Aparecido da Silva justificou suas Indicações, em que pedia asfaltamento para trechos próximos ao Parque Ecológico Ênio Pipino.
Orlando dos Santos Filho fez explanação sobre reunião de vereadores da Associação das Câmaras da Microrregião Doze, a Acamdoze, e convidou os novos vereadores eleitos para participar de reunião que acontece em Campina da Lagoa, reunindo vereadores daquela cidade e dos municípios de Ubiratã, Altamira do Paraná e Nova Cantu. O vereador ainda felicitou a Academia Pôr-do-sol pela participação em evento em Foz do Iguaçu, onde conquistou medalhas e troféus na modalidade karatê. Lembrou conquista do titulo de campeão no JAP’s pela equipe de futebol de Ubiratã e destacou a necessidade da Câmara reconhecer o esforço de tais atletas.
Por sua vez o vereador Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, fez duas Indicações Verbais. Em uma pediu cobertura para a cancha de bocha no Centro de Convivência para Idosos. Em outra pediu alocação ou aquisição de prédio para a Pastoral da Criança. Manifestou descontentamento com normas da Acamdoze, onde só podem participar da eleição para o próximo mandato os vereadores que tenham sido reeleitos, uma vez que a eleição acontece antes do fechamento do atual mandato, e sugeriu que a eleição poderia ser no início do próximo mandato. Também elogiou evento da Sicredi e comentou sobre resultados de uma pesquisa levantada pelo palestrante lá em Crissiumal.
O vereador Lauro Hryniewicz pediu em regime de urgência a colocação de placas de sinalização nos quatros semáforos, alertando para o risco de contorno no cruzamento das duas avenidas. Segundo o vereador, em qualquer lado que o motorista chegar aos semáforos, seria incorreto dobrar à esquerda, pois incorreria no risco de colidir com veículos que estariam usando o sinal aberto do outro lado da avenida. A questão vai envolver a secretaria de Serviços Urbanos.
Antes de finalizar a sessão, o presidente Aparecido Paula da Silva lembrou que a Câmara não terá recesso no início do próximo ano, uma vez que na atual legislatura foi retirado o recesso do meio do ano e o do início do mandato. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Aluno representará Colégio Carlos Gomes em Conferência

O aluno Lucas da Silva Fávero vai representar o Colégio Estadual Carlos Gomes na terceira edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento acontece de 21 a 23, em Maringá. Lucas é aluno da 7ª série, turma A, período matutino e a apresentação de seu trabalho acontece na quarta-feira, dia 22. As apresentações que forem melhores classificadas participarão de um evento da mesma natureza, em Brasília.
Lucas vai apresentar trabalho abordando a destruição da camada de ozônio em conseqüência da ação do homem através da devastação, poluição do ar, da água, do solo e outros procedimentos nocivos à conservação do meio ambiente. No trabalho ele vai recapitular furações, tornados e tufões acontecidos nos últimos tempos, principalmente nos Estados Unidos, causando grandes estragos materiais e muitas mortes. Abordará o ciclone extra-tropical acontecido no estado de Santa Catarina e abordará também a questão dos Estados Unidos ser um dos poucos países ricos que não participam do Protocolo de Kyoto, mesmo sendo o maior dos poluentes do mundo.“O tema foi discutido em sala e os alunos opinaram, entendendo que seria o melhor assunto para representar o colégio”, disse o estudante. Ele comenta que o tema vem sendo abordado com freqüência, mas entre os jovens há muitos que não levam a sério o quanto devia a necessidade de não poluir o meio ambiente. Por isto quer levar uma mensagem aos jovens e adolescentes para que se envolvam mais com o assunto. “Porque os jovens, adolescentes e crianças de hoje são os que mais vão sofrer as conseqüências das coisas erradas que estão sendo praticadas”, diz. “Se hoje não praticarmos esses cuidados com a natureza, como no futuro vamos ensinar aos nossos descendentes?”, questiona o aluno. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Balancete financeiro de setembro é divulgado pela prefeitura

Saiu nesta semana a prestação de contas da prefeitura de Ubiratã referente ao mês de setembro. O relatório completo já está disponível no site [ www.ubirata.pr.gov.br ], os dados resumidos você pode conferir abaixo e nesta semana os números serão fixados no outdoor instalado na avenida Nilza de Oliveira Pipino, ao lado do prédio Itapuã.
Os governos federal e estadual repassaram para a prefeitura R$ 1.185.968. A receita própria no mês chegou a R$ 311 mil, enquanto o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi de R$ 224 mil. Já o valor recebido através de convênio com o governo federal foi de R$ 76.696. O total arrecadado no mês chegou a quase R$ 1,8 milhão.
Por outro lado, os investimentos com as secretarias passaram de R$ 2 milhões. O déficit apresentado corresponde ao que se arrecadou e gastou no mês. No entanto, o secretário de Finanças, Paulo Moura, explica que as contas municipais não ficam pendentes. “Como em outros meses aconteceu o superávit – saldo positivo no caixa – o acumulado entre janeiro e setembro cobre o déficit”, esclarece.O prefeito, Fábio D’Alécio, comenta que a arrecadação feita pela administração municipal mensalmente é revertida em benefícios para o próprio munícipe. “Com o dinheiro desenvolvemos as atividades das secretarias de saúde, ação social, educação, urbanismo, entre outras”, acrescenta. (ARTE: CÁSSIO CENIZ)

Prefeitura continua com uma série de obras em andamento

Passado o período eleitoral a prefeitura de Ubiratã mostra que as obras continuam em execução. Na manhã de quarta-feira, 15, o vice-prefeito, Orlando Vieira Filho “Orlandinho”, e o chefe de gabinete, Nilson Messa, deram um giro pela cidade acompanhando os trabalhos em andamento. Quatro obras foram visitas. São elas: Restaurante Popular e pedra irregular na Vila Recife, mini ginásio no conjunto JK e campo de futebol no conjunto Boa Vista.
O vice-prefeito fez questão de ressaltar que o trabalho não parou e todas as construções fazem parte dos compromissos assumidos com a população. “Não demos início nas obras como promessas politiqueiras. Atuamos com seriedade e respeitando o munícipe, a administração continua a todo vapor dando seqüência às propostas divulgadas. Os departamentos continuam funcionando normalmente e não pararam um dia se quer”, enfatiza.
O Restaurante Popular é uma das obras que vai beneficiar, principalmente, os moradores da Vila Recife. Ocupando o espaço do antigo Centro de Produção de Alimentos, o prédio já foi ampliado e está em fase de acabamento. Parte dos equipamentos já chegaram e a estimativa da secretaria da Ação Social é oferecer refeições a baixo custo e com alto valor nutricional.
Outro trabalho em execução na Vila Recife é o calçamento com pedra irregular. O assentamento começou na rua Rio Grande do Sul e já está chegando em outras áreas. Cerca de 20 quadras receberão o calçamento. Nesta semana, a empresa responsável pelo trabalho iniciou o meio-fio na rua Bahia. Outras ruas que serão atendidas são a Marechal Cândido Rondon, Epitácio Pessoa e Mato Grosso.
Orlandinho explica que a obra teve um problema com o fornecimento das pedras, mas a situação já foi resolvida e os trabalhos foram retomados. “Essa era uma reivindicação da população e o trabalho intenso da administração municipal e parceria com o governo federal possibilitou mais essa conquista”, completa.
Assim como o Jardim Josefina e o conjunto Boa Vista ganharam estruturas para a prática esportiva, o conjunto JK também receberá. O campinho em frente a Escola Municipal Cleide Maria Zamprônio está se transformando em um mini ginásio. As estruturas que vão dar suporte para a cobertura já estão em fase final. O vice-prefeito salienta que o esporte não é só lazer, mas também qualidade de vida.
O conjunto Boa Vista está prestes a ganhar um estádio. Através do deputado federal, Hermes “Frangão” Parcianello a comunidade será contemplada com mais uma obra a fundo perdido.
Orlandinho conta que a conquista é resultado do esforço da comunidade, prefeitura e do deputado em Brasília. “A maioria das obras trazidas para Ubiratã são a fundo perdido, no qual o governo libera o recurso e a prefeitura entra com uma contrapartida. Com isso ganham todos da cidade”, explica.A prefeitura de Ubiratã tem outras construções em andamento que não foram visitadas: Super Creche no Jardim Josefina, urbanização da avenida Botelho de Souza, asfalto no distrito de Yolanda e Centro de Eventos na comunidade São João. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Saúde investiu R$ 405 mil em atendimentos ao ubiratanense

Para a realização dos atendimentos de setembro da secretaria de Saúde de Ubiratã, a prefeitura investiu R$ 405 mil. O dinheiro foi revertido em atividades da equipe de enfermagem, médicos, agentes comunitários da saúde, agentes da dengue, dentistas, entre outros.
Somando, o número de atendimentos ultrapassou 40 mil. Só os enfermeiros efetuaram 34 mil procedimentos, enquanto os médicos 5.560 calculando também os atendimentos de psicologia e fonoaudiólogo. Já a equipe de odontologia fez 1.400 procedimentos.
A farmácia básica instalada dentro do posto de saúde central distribuiu medicamento para 6.318 ubiratanenses. E a frota disponível para transporte de pacientes percorreu durante todo o mês 57.783 quilômetros. As viagens são na maioria para Campo Mourão, Cascavel e Curitiba, cidades onde estão os serviços especializados.
Conforme destaca o secretário de Saúde, Edmund Behrend, a responsabilidade dos atendimentos especializados é dos governos estadual e federal, por isso é que acontecem as viagens para outras cidades. “O município tem que dar a atenção básica e isso fazemos constantemente, mas mesmo com a especialidade sendo de responsabilidade dos outros governos a prefeitura também tem participação no pagamento das despesas”, explica.A divulgação dos números, acrescenta o secretário, faz parte da política da transparência. “O que prevalece no nosso trabalho é o bem ao munícipe e repassando esses dados confirmamos nosso compromisso e seriedade”. (ARTE: CÁSSIO CENIZ)

Meia maratona de Ubiratã

Pena que o candidato a vereador nº 23.111 não se elegeu. Alguém deve encampar uma das excelentes idéias de Dayr Dias Filho. Estabelecer a meia maratona de Ubiratã.
A proposta vencedora nas últimas eleições municipais não foi transformar nossa cidade numa Ubiratã grande, bela e justa? Essa idéia da meia maratona tem tudo a ver com a desejada Ubiratã grande, pois a projetaria no circuito esportivo estadual, quem sabe até nacional. Motivaria a participação de “fundistas” de renome, se os prêmios forem atraentes.
Para a organização da corrida temos profissionais competentes. O secretário de Esportes e Lazer, o nome do Nicanor será repetido? Tomara!, poderá buscar auxílio numa Faculdade de Educação Física da região. Atletas, adeptos de corrida de fundo, para nos representar já temos: o Tutta, o Magaiver, o Smanhoto, o Edson Leite e tantos outros que vão surgir.
O percurso seria entre Yolanda e Ubiratã com, é lógico, 21. 057,50 metros. Da praça de Yolanda até o Marco Zero, em Ubiratã, são exatamente 18.000 metros, informou-me o diligente Éderson Aparecido Santos, do setor de Transporte da Coagru. Faltam ainda 3.057,50 metros. Não seja por isso, porém, que a corrida não aconteça. Na sua primeira versão, o trajeto poderia servir para inaugurar a nova avenida Botelho de Souza e completar a distância. Os corredores passariam pela avenida Clodoaldo, subiriam a Botelho, desceriam e entrariam na avenida Nilza até a “chegada”.
A maratona é uma prova que nasceu de uma lenda e resultou em inúmeras histórias de superação. A lenda é que, 490 a.C., gregos e persas guerreavam entre a cidade de Maratona e o Mar Egeu, na Grécia. Em dificuldade, o comandante grego Milcíades pediu que o mensageiro Fidípedes procurasse reforços. O soldado percorreu 40 quilômetros e voltou com 10 mil homens, que venceram a batalha. Entusiasmado, Milcíades ordenou que Fidípedes fosse correndo até Atenas, agora para comunicar a vitória. Chegando lá, Fidípedes disse: Vencemos! E tombou morto.
Como homenagem ao desempenho heróico de Fidípedes, a prova maratona foi criada durante os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1 896. A distância era de cerca de 40 quilômetros, a mesma entre a cidade de Maratona e Atenas, se for tomado como trajeto a rota escarpada que passa ao norte do Monte Penteli que está no percurso. Em 1 908, foi estabelecida a distância da maratona olímpica. Para que a família real britânica pudesse acompanhar a largada, no jardim do Palácio Windsor, o comitê olímpico definiu a distância em 42.195 metros. É a rota que passa ao sul do Monte Penteli, com 2. 195 a mais que o trajeto original.
Em 2 003, o queniano Paul Tergat bateu o recorde da maratona com o tempo de 2h 04m 55s, em Berlim, na Alemanha. No ano de 2 004, na Maratona das Olimpíadas de Atenas, o paranaense Wanderlei Cordeiro de Lima liderou a corrida, quando foi barrado por um intruso na pista, o ex-padre irlandês Cornelius Horam. Livrando-se do padre intrometido, continuou correndo e chegou em terceiro lugar, ganhando medalha de bronze e a notabilidade com o registro histórico. Foi mais homenageado que se tivesse ficado em primeiro lugar.
Com a meia maratona de Ubiratã constando na Agenda de Eventos Esportivos do Paraná, a idéia do ex-candidato a vereador Dias merecidamente se perpetuará na história de Ubiratã. Sempre foi assim: o homem passa, o feito ou a idéia ficam.
*valdir d'alécio

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Avicultor envia primeira carga de frangos para abatedouro da BFC

O avicultor Paulo Melo, morador do Distrito de Yolanda, foi o primeiro a enviar remessa de frangos para o abatedouro da BFC Alimentos. O lote de aves começou a ser retirado na tarde de segunda-feira, 06, sendo conduzido ao abatedouro da Big Frango, em Rolândia (PR), onde serão abatidos os demais lotes de aves até à conclusão da unidade da empresa em Ubiratã.
Foram necessários doze caminhões para recolher as aves, seis na segunda-feira e seis na terça. O recolhimento dos frangos contou com uma equipe própria da BFC, sendo que os trabalhadores ubiratanenses receberam orientações de funcionários experientes da Big Frango. Na prática, o recolhimento de aves obedece estratégias que permitem agilidade no condicionamento das aves em caixas e em seguida no transporte das caixas até o caminhão.
O diretor presidente da BFC Alimentos acompanhou pessoalmente a retirada do primeiro lote de frangos e enalteceu os resultados que vêm sendo obtidos pela empresa. “Hoje nasce o frango Big Frango/Coagru para o mercado nacional e o internacional”, comentou Claudemir Pereira de Carvalho, popularmente conhecido como Cavalini. Segundo ele, o grupo Big Frango exporta para 53 países. Cavalini informou também que a remessa que foi recolhido na tarde de segunda-feira seguiria logo depois para o abatedouro em Rolândia e já no dia seguinte estaria no comércio.
Por sua vez o avicultor Paulo Melo manifestou-se satisfeito com os resultados que vem obtendo na atividade e afirmou que pretende investir ainda mais em avicultura de corte. “Aconselho a todos que querem investir em avicultura que podem investi, que o negócio é bom e é de futuro”, comentou o avicultor, manifestando sua confiança em que a BFC Alimentos será uma grande empresa na região.
Nos dois aviários que os irmãos Melo possuem são criados 45 mil aves, dentro da tecnologia “Dark House”, onde os frangos dormem durante o dia e comem à noite. O avicultor Paulo Melo mostrou-se muito satisfeito com o resultado obtido na remessa e esta otimista com a atividade principalmente com a instalação do abatedouro em Ubiratã.No sistema “Dark House” as aves ficam completamente vedadas da luz do dia, o que lhes permite o repouso. E à noite a iluminação elétrica permite que as aves se alimentem normalmente. Com esta tecnologia as aves ficam menos estressadas e há possibilidade de alojar maior número de frangos por aviário, permitindo maior rendimento. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

É Fábio prefeito outra vez!!!

O trecho de uma das músicas de campanha da coligação “Ubiratã Grande” vingou. A população ouviu, atendeu ao chamado e respondeu com o voto. Fábio de Oliveira D’Alécio será o prefeito de Ubiratã no próximo mandato. Sendo reeleito, cumpre o que disse a música: “É Fábio prefeito outra vez!!!”. Foram 7.699 votos, contra 4.810 do candidato adversário. Por toda a semana os eleitores comemoraram a vitória, com as costumeiras salvas de rojões.
Poucos minutos após o encerramento da votação já começaram a surgir comemorações isoladas, mas estas se concentram no centro da cidade e a festa foi geral. Grande número de veículos e pessoas saiu pela avenida Nilza de Oliveira Pipino para comemorar a vitória da coligação “Ubiratã Grande”, que deu quase três mil votos de diferença sobre a coligação concorrente. Os candidatos eleitos para ocupar o Executivo também foram para a área central da cidade, manifestar agradecimentos à população e retribuir a confiança neles depositada.Por onde passavam, Fábio e Orlando eram ovacionados pelos eleitores, que de veículos ou a pé saudavam a dupla. Muitos se empenharam em se aproximar do veiculo que transportava os candidatos eleitos, buscando felicita-los, abraça-los, fazer uma foto ao lado deles. Coisas de uma comemoração que vai marcar a vida de grande número de pessoas, dentro de uma festa cívica de alegria e ordem. Vitória da política voltada para o desenvolvimento da cidade, vitória da juventude dos atuais administradores do município. Festa de civismo, democracia e prática da cidadania. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Chuvas permitem início do plantio da soja

As chuvas que precipitaram sobre a região no sábado, 04, tendo sido em quantidade significativa estão permitindo o início do plantio da soja em propriedades de toda a região. Os produtores que realizam o plantio neste período pensam em retirar a safra mais cedo, com tempo suficiente para a semeadura do milho da segunda safra sem expor esta lavoura aos riscos de geadas no início do inverno. A estimativa de técnicos durante a semana era de que mais da metade do plantio já está realizado. Da área a ser semeada com soja na região, três partes serão com sementes geneticamente modificadas. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Prefeito eleito em Anahy promete transição sem traumas

Terminado o tempo de campanha e passado o pleito, a semana foi de manifestações dos candidatos, principalmente para agradecer votos recebidos, apoio de colaboradores e o respeito recebido pela população. Nos programas radiofônicos das emissoras da região este tipo de acontecimento foi comum no decorrer desta semana. Os eleitos se sentiram na obrigação de manifestar gratidão pela conquista, enquanto os não eleitos fizeram questão de reconhecer os votos recebidos, mesmo que tenham ficado longe da possibilidade de chegar entre os vencedores.
Os candidatos aprovados pela maioria dos eleitores anahyenses também manifestaram seus agradecimentos aos depositaram confiança na coligação “Anahy para Todos” e ajudaram os candidatos Joacir Lazaretti e Orleu Bravin a conquistar o direito de assumir o Executivo em primeiro de janeiro de 2009. Para o futuro prefeito, se fosse por apenas um voto já seria uma vitória e sendo por número maior é mais significativo, uma vez que a equipe conseguiu reverter a diferença negativa registrada na eleição anterior.
Joacir disse estar consciente da enorme responsabilidade que os dois terão pela frente, para governar o município. “A partir do momento em que assumirmos o município vamos fazer uma transição tranqüila, sem traumas, vamos respeitar os nossos adversários”, afirmou o prefeito eleito, garantindo que em sua administração não haverá discriminação nem perseguição política, buscando o progresso do município.
Para o vice-prefeito Orleu Bravin o momento também foi de manifestar agradecimentos para com aqueles que depositaram o voto de confiança na coligação. Representante da classe rural, o vice-prefeito diz que defenderá a diversificação na atividade do campo, beneficiando principalmente o pequeno produtor, para que possa ficar no campo e ter resultado em sua atividade.Em Anahy a coligação vencedora na majoritária fez quatro dos nove vereadores, mas o prefeito eleito adianta que manterá conversação com os demais vereadores para que haja um trabalho de parceria, pensando primeiramente na população. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Leo Clube premia vencedores do concurso de desenho

O Leo Clube de Ubiratã realizou na quinta-feira, 09, a premiação dos vencedores do I Concurso de Desenho Dr. Gentil. O concurso foi promovido na Escola Municipal Dr. Gentil Toledo de Morais Júnior e dá seqüência ao trabalho realizado no final de abril, quando os integrantes do clube apresentaram a história de vida do Dr. Gentil.
Após contar detalhes da trajetória de Gentil, o Leo Clube propôs o trabalho na escola. Todas as turmas participaram e os professores foram responsáveis por inscrever as três melhores produções de cada sala. Ao todo foram 22 desenhos selecionados e os premiados foram da Thayná Cristina Fidêncio Batista (1º), Tauany Adriely de Souza Jenuario (2º) e Maycon Aparecido de Oliveira (3º).
O presidente do Leo Clube, Cássio Ceniz, comenta que a intenção é promover ações que desenvolvam as habilidades dos alunos. “Queremos despertar em cada criança o espírito de liderança, de responsabilidade e de companheirismo assim como o Gentil foi”, diz.
Para a diretora da Escola, Nivalda Rodrigues da Silva, o concurso é uma maneira de incentivar a criatividade dos alunos. “Todos ficaram felizes com a premiação. A parceria com o Leo Clube é muito boa e com isso esperamos que os estudantes tenham mais vontade de participação”, conta.Os inscritos receberam medalhas e os primeiros colocados foram premiados com jogos educativos. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Estradas ganham atenção devido a estrago feito pela chuva

Com o término do período eleitoral os municípios voltam à normalidade em suas atividades. Em Altamira do Paraná o período eleitoral em nada interferiu no andamento das atividades. Os trabalhos continuaram a todo vapor, principalmente naqueles setores que mais afetam diretamente a vida dos munícipes.
De acordo com Ataliba Pedro dos Santos, chefe de Gabinete do prefeito Ademar Klein, o setor que mais mereceu atenção na semana foi a conservação das estradas rurais. As chuvas torrenciais que precipitaram sobre a região no final de semana anterior causaram estragos em estradas que são de grande utilidade para a população, principalmente no transporte escolar. Por isto a administração municipal dedicou atenção particular para a recuperação dos trechos danificados pela erosão.No perímetro urbano as obras em andamento continuam em ritmo acelerado, como é o caso da construção de quatro salas em alvenaria na Escola Municipal Augustinho Kauling e a Biblioteca Cidadã, que está sendo erigida ao lado da Igreja Matriz do município, no centro da cidade. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)

Cidão do Lux é eleito pela 4ª vez consecutiva

Receber votos em quantidade suficiente para estar entre os nove integrantes da Câmara Municipal de Ubiratã tem sido o sonho de muitos homens e mulheres. Alguns conseguem com grande tranqüilidade e outros chegam naquele costumeiro aperto das últimas vagas. Mas receber votos para ser eleito quatro vezes consecutivas não é tarefa para qualquer um.
Mas foi o que aconteceu com o atual presidente do Legislativo ubiratanense, vereador Aparecido Paula da Silva, popularmente conhecido como Cidão do Lux, por trabalhar no escritório contábil assim chamado. Embora registrando queda no número de votos no pleito de domingo, chegou na sétima colocação.
Cidão começou sua carreira política no extinto Partido da Frente Liberal (PFL), candidato a vereador no pleito de 1988, migrando posteriormente para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), a convite do então vereador Marcilio Daltro, o Maiado. Elegeu-se pela primeira vez em 1996, pelo PDT, mas pouco depois ajudar o Partido Popular Social (PPS) em Ubiratã, juntamente com nomes como João Luiz Ribeiro, Celso Coginotti, Osmar Pires da Silva e do prefeito reeleito Fábio de Oliveira D’Alécio. Foi o primeiro presidente do Diretório Municipal da sigla, pela qual foi eleito vereador por três vezes.
O vereador manifestou seu apreço para com a população, pela confiança depositada em sua pessoa para que fosse eleito pela quarta vez. “E retribuímos isto com trabalho e transparência, que é o que fazemos no dia-a-dia, estando à disposição da população”, comentou o vereador.Cidão adiantou que no começo dos trabalhos da nova Câmara uma das primeiras coisas a fazer é eleger a nova Mesa Diretiva. “Todos estão aptos a ser presidente”, entende o atual presidente do Legislativo. Para o próximo mandato deve haver mudança na regra, uma vez que está para ser votada uma proposta de alteração no Regimento Interno, que atualmente define o mandato da Mesa Diretiva em dois anos, sem reeleição. O mandato passará a ser de apenas um ano, com direito à reeleição. Cidão entende que assim a Câmara permite que mais vereadores possam ter oportunidade de assumir a presidência. (FOTO: ODAIR ROBERTO / O VALE)