terça-feira, 20 de maio de 2008

COMBATE AO TABAGISMO

Com este frio todo, nesta madrugada, ficaria bem melhor falar sobre a Sibéria ou mesmo sobre os pólos enregelados. Mas de qualquer, melhor iniciar logo o tema escolhido, na expectativa de beneficiar pessoas em questão de saúde. Afinal de contas sou médico; minha missão é lutar pela saúde das pessoas.
A notícia vem do Rio de Janeiro. A prefeitura municipal decretou que a partir do dia 31 próximo, “será proibido fumar em qualquer ambiente coletivo do Rio de Janeiro”. O decreto estende-se à proibição para cigarros, cigarrilhas, charutos ou cachimbo em qualquer ambiente fechado, sem exceção. Sérgio Cabral, o prefeito neste caso, merece todos os nossos elogios. Não é possível tolerar o tabagismo; continua fazendo vítimas pelo mudo afora sem qualquer contraposição. Parabéns ao Prefeito.
O fumo produz cerca de quatro mil substâncias prejudiciais à saúde. Aumenta a pressão arterial, o colesterol, diminui a circulação de oxigênio no organismo, provoca rugas, queda de cabelos, danifica dentes, irrita os olhos e a própria voz fica prejudicada. Importante relembrar que também pode causar câncer da boca, do esôfago, pulmão, rins, bexiga e colo do útero. É um fator freqüente na incidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, ou seja, o conhecido derrame que infelicita, destrói e muitas vezes mata ou inutiliza tantas pessoas ainda na idade produtiva. Não devemos esquecer que tanto para mulheres como para homens os danos são irremediáveis na atividade sexual. A libido é prejudicada, a alegria do sexo acaba e assim, prematuramente, os fumantes ficam na “saudade“ antes do tempo. Desculpem-me, mas é a verdade.
Vejamos alguns números estatísticos como ilustração. No Brasil, cerca de 200 mil óbitos ocorreram, no ano de 2002 em conseqüência do tabagismo. Morreram mais homens do que mulheres. São informações divulgadas pela Organização Pan-Americana de Saúde – ano 2002. Em tempo, relembramos que nos portadores de diabetes, os riscos são bem maiores face as complicações cardíacas e vasculares provocadas pela nicotina. Os controles da doença exigem cuidados redobrados. Sobre gestante não precisa nem falar; os riscos de partos prematuros são sabidos e igualmente o baixo peso do neném.
Por tudo isso que tal “um caminhão de homenagens“ para os administradores do Rio de Janeiro? Merecem, nem tudo está perdido!....

ANTENA
*** CARLOS MINC - deputado (PT – RJ) será o novo ministro do meio ambiente. Marina Silva um tanto ou quanto desgostosa deixou a pasta. A causa foi a nomeação de Mangabeira Unger para administrar a política de desenvolvimento da Amazônia.

*** PONTE OCTÁVIO FRIAS – já está convertida em novo símbolo emblemático de São Paulo. É bonita e parece uma obra original. Não sei qual foi o arquiteto que a concebeu. Coisa de Oscar Niemeyer? Parabéns, S. Paulo.
*** CATÁSTROFE CHINESA – não há como deixar de lamentar profundamente a tragédia que aflige o povo chinês. Do terremoto já resultou o desaparecimento de 27 mil pessoas. Isso até agora; o número pode ser maior. Lamentamos.

Nenhum comentário: